Bomba (éclair) de pistache com framboesa da Saiko Izawa

Bomba (éclair) de pistache com framboesa da Saiko Izawa
Compartilhe

Por Rita Lobo - 07 de setembro de 2021


Essa combinação de sabores é um escândalo de boa! E preste atenção à montagem: ela é mais contemporânea. Você pode preparar e depois criar suas próprias combinações de sabor.

Cozinha Prática Novos Ares

Tudo sobre bomba

Éclair de pistache com framboesa da Saiko Izawa


Serve 15 unidades

Tempo de preparo: mais de 2h


PARA A GELEIA DE FRAMBOESA


250 g de framboesa fresca (ou congelada)

150 g de açúcar

10 ml de caldo de limão

  1. Coloque um pires no congelador – ele vai ser utilizado para verificar o ponto do cozimento da geleia.
  2. Coloque todos os ingredientes numa panela pequena e leve ao fogo baixo. Cozinhe por cerca de 15 minutos, contados após a fervura, mexendo de vez em quando com uma espátula de silicone até atingir o ponto de geleia. Para verificar o ponto coloque um pouco da geleia num dos cantos do pires e incline delicadamente: a geleia deve estar na consistência de gel, ela não pode escorrer líquida.
  3. Leve a geleia para a geladeira para que esfrie completamente antes de rechear as bombas.

PARA O CREME DE PISTACHE


250 g de creme de leite fresco

40 g de pasta de pistache

55 g de chocolate branco em callets (ou picado)

  1. Numa tigela média, coloque o chocolate branco e a pasta de pistache. Reserve.
  2. Leve uma panela pequena com 100 g de creme de leite ao fogo baixo até começar a ferver.
  3. Transfira o creme quente para a tigela com o chocolate branco e o pistache e mexa delicadamente com uma espátula de silicone até derreter. Adicione o restante do creme de leite frio (150 g) e misture novamente. Cubra com filme em contato com a superfície do creme e leve para a geladeira para esfriar por 12 horas.
  4. Bata o creme de pistache apenas no momento de rechear as eclairs (já assadas e frias): retire o creme de pistache da geladeira e transfira para a batedeira. Bata até formar um creme leve parecido com chantilly – cuidado para não bater demais, pois o creme pode talhar e virar manteiga.

PARA A MASSA E MONTAGEM


125 g de farinha de trigo peneirada

4 ovos

125 g de água

125 g de leite

125 g de manteiga

6 g de açúcar

4 g de sal

framboesas frescas para decorar

  1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).
  2. Numa panela média, coloque o leite, a água, o açúcar, o sal e a manteiga em cubos – assim elas derretem antes de o leite ferver. Leve a panela ao fogo médio, mexendo de vez em quando com uma espátula.
  3. Assim que o leite ferver, desligue o fogo e acrescente a farinha de trigo em fio, mexendo bem com uma espátula para incorporar e desmanchar o grumos. Volte a panela ao fogo médio e continue mexendo bem por cerca de 4 minutos, até formar uma casquinha de massa no fundo da panela.
  4. Transfira a massa para a tigela da batedeira e bata com a raquete até esfriar – isso evita que o calor da massa cozinhe os ovos.
  5. Numa tigela pequena bata os ovos com um garfo apenas para misturar as claras com as gemas. Adicione os ovos batidos à massa, aos poucos, batendo a cada adição para incorporar – pare de bater e raspe a massa da lateral da tigela com a espátula quando necessário. Atenção, a quantidade de ovo adicionada à massa pode variar. Fique de olho no ponto: a massa deve estar brilhante e cair da espátula com certa resistência, mas sem quebrar, formando uma fita.
  6. Transfira a massa para um saco de confeiteiro com o bico pitanga grande. Modele eclairs de cerca de 12 cm, deixando espaço para crescerem no forno. Utilize duas assadeiras ou mantenha o restante da massa na geladeira para assar em duas levas.
  7. Leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos, ou até as eclairs inflarem e dourarem. Retire do forno e deixe esfriar completamente antes de rechear.
  8. Para a montagem: com uma faca de serra, corte uma tampinha de cada éclair, no sentido do comprimento – nessa montagem mais contemporânea, a éclair é recheada aberta.
  9. Coloque a geleia num saco de confeiteiro. Coloque o creme de pistache batido num saco de confeiteiro com o bico estrela. Faça uma camada de geleia dentro da bomba e cubra com o creme de pistache. Decore com as framboesas frescas e sirva a seguir.