Inspiração: o décor da cozinha da Escola Panelinha

Inspiração: o décor da cozinha da Escola Panelinha
Compartilhe

Por Rita Lobo - 24 de janeiro de 2021


A segunda turma do curso 'Aprenda a temperar com ervas e especiarias', da Escola Panelinha, começa na próxima quinta (28) – as inscrições vão até terça (26), saiba mais sobre o curso e garanta sua vaga! Este post, porém, não é sobre o curso... Quero mostrar alguns detalhes da cozinha que vai ser a sala de aula virtual dos meus alunos nos próximos três meses. Vem se inspirar!

Inscreva-se no curso 'Aprenda a temperar com ervas e especiarias'

Clima aconchegante

Você já deve ter notado que eu adoro cinza na cozinha — até na minha casa usei este tom. Neste projeto, porém, fomos além: a ideia era criar um ambiente muito aconchegante, para que os alunos pudessem ficar bem pertinho de mim, mesmo num curso de ensino a distância. E funcionou! Os tons de cinza estão espalhados pelas paredes e armários. Mesmo o verde da parte de baixo da ilha é bem acinzentado.

Protagonismo

Os temperos, bem coloridos, dispostos nas prateleiras em potes transparentes, ganharam ainda mais protagonismo, contrastando com a parede cinza. Spoiler: esse foi apenas um recurso cenográfico! Os alunos vão aprender que essa não é a melhor maneira de armazenar especiarias, porque em contato com a luz, elas perdem a cor, o sabor e o aroma mais rápido. A lição aqui é deixar expostos na cozinha utensílios ou pequenas coleções que sejam importantes para você. A cozinha ganha personalidade.

ChaRme extra

Já uma jarra de água antiga, usada como vaso de flores, é altamente recomendável para criar um ambiente ainda mais charmoso na cozinha de casa. Aliás, todos os eletrodomésticos usados são de uso residencial, com as mesmas tecnologias que as dos nossos alunos. Essa é uma caracterisca dos projetos do Panelinha: não testamos receitas em cozinhas profissionais, como de restaurantes, porque isso altera completamente os tempos e até as etapas das receitas.

Pratinhos na parede também dão um charme extra. Se no passado eles enfeitavam a sala de jantar, hoje, com espaços menores, decoram a cozinha! O prato em formato de concha na cor curry é da Coleção Especiarias, do Acervo Panelinha. Aliás, olha só como temperos são uma inspiração na minha vida: criei duas coleções de louças, uma nos tons das especiarias e a outra, das ervas!

Garimpo

E para terminar esse pequeno tour na sala de aula virtual do curso 'Aprenda a temperar com ervas e especiarias' – o primeiro da Escola Panelinha, uma parceria com o Senac –, vou dar uma dica pra quem também é louca das louças como eu: se quiser montar o seu aparelho de jantar garimpado, que fica bem exclusivo, escolha uma cor principal; a partir dela, vá comprando peças de materiais diferentes, mais ou menos no mesmo tom. Olha que belezinha essa prateleira com tons de curry! Além das peças do Acervo Panelinha, tem cerâmicas artesanais, outras que eu trouxe do Marrocos, e mais algumas peças com cores da mesma paleta, sejam elas mais escuras ou mais claras. A mesa fica linda. E temperando com ervas e especiarias, a comida fica mais saudável e saborosa.

Inscreva-se já e garanta a sua vaga na segunda turma do curso 'Aprenda a temperar com ervas e especiarias'. As inscrições vão até terça (26), e as aulas começam na quinta (28). Todas as informações estão aqui.