FAQ do pão de queijo

FAQ do pão de queijo
Compartilhe

Por Rita Lobo - 29 de junho de 2020


Pode fazer só com um tipo de polvilho?
Cada polvilho tem uma função específica no pão de queijo: o polvilho azedo deixa o pão mais elástico e com bolhas, já o doce deixa mais denso e macio. A nossa receita combina os dois numa proporção específica. Pode mudar, mas vai alterar a textura final do pão de queijo.

Qual queijo pode substituir o meia-cura?
Use queijos mais firmes e curados - eles são mais salgadinhos, o que dá o sabor característico do pão de queijo. Dá até pra misturar tipos de queijo como parmesão e minas padrão. Se utilizar queijos mais macios, como o queijo prato, o resultado será diferente. Geralmente são queijos que apresentam mais gordura, então depois de escaldar o polvilho, mexa bem e deixe esfriar a massa — se colocar o queijo na massa quente, a gordura separa e a massa desanda. (O ponto que as pessoas mais erram na receita é não deixar o polvilho esfriar o suficiente antes de adicionar o queijo e os ovos. Então atenção a esse ponto, espere amornar mesmo, se não derrete o queijo e cozinha os ovos).

Como acertar o sal da massa?
Para o queijo meia-cura, que já é mais salgadinho, siga a medida indicada na receita (que está regulada para esse tipo de queijo). Se ficar na dúvida, prove a massa crua antes de adicionar o sal e vá provando até acertar..

Como deixar os pães redondinhos?
Na hora de modelar os pães, unte as mãos com óleo, assim a massa não gruda nas mãos e as bolinhas ficam mais uniformes. Se durante o processo começar a grudar, lave bem a mão e unte de novo.

Pode congelar o pão de queijo?
Sim, congele a massa crua e já modelada. Para assar é só levar do congelador direto para o forno preaquecido. Siga as indicações da receita.

Como não formar grumos na hora de escaldar o polvilho?
Acrescente a água e o óleo aos poucos, mexendo bem a cada adição. A textura é de goma mesmo, é normal formar alguns grumos. O mais importante é envolver todo o polvilho com a mistura de líquidos.

Quando adiciono os ovos, parece que a massa desandou.

Essa etapa é a que mais gera dúvida, por causa da dificuldade de incorporar os ovos. Parece que deu errado, mas insiste, misture bem até que os ovos estejam incorporados. A massa não fica lisa, ela é cheia de gruminhos mesmo.