Flor de coco com pitaya, da Adriana Lira

Flor de coco com pitaya, da Adriana Lira
Compartilhe

Por Rita Lobo - 20 de outubro de 2021


A Adriana Lira tem um trabalho de pesquisa lindo, de registrar e resgatar receita da doçaria brasileira, das doceiras de Goiás. É um trabalho que mistura uma pesquisa mais teórica – muito desse conhecimento é transmitido oralmente, de geração em geração – com uma parte bem prática. Ela prepara os doces, que você pode comprar na Dona Doceira, a confeitaria dela. No Cozinha Prática, Adriana mostrou o preparo dessas conservas delicadas, que viram docinhos de festa com a elegância que só a simplicidade traz.

Tudo sobre conservas de frutas

Cozinha Prática Novos Ares

Flor de Coco com Pitaya


Rende 12 flores


2 unidades de coco seco (cerca de 350 g de coco cortado em fitas)

500 ml de água de coco

200 g de açúcar cristal

suco de pitaya rosa

  1. Retire a casca do coco. Com um descascador de legumes descasque a polpa e corte o coco ao meio. Para fazer as fitas, passe um cepilho na parte cortada do coco – quanto mais longas as fitas ficarem, melhor para modelar as flores.
  2. Numa panela, coloque as fitas de coco e cubra com a água de coco (você pode usar a água do coco seco misturada com água filtrada ou água de coco verde). Leve ao fogo alto até ferver.
  3. Acrescente duas colheradas do suco de pitaya apenas para dar cor ao preparo. Adicione o açúcar, diminua o fogo para médio e deixe cozinhar até as fitas de coco ficarem bem macias e maleáveis e a calda reduzir – não pode secar completamente, o meladinho da calda ajuda a grudar uma fita na outra para modelar as flores; caso a calda seque demais, as fitas ficam ressecadas e quebram durante a modelagem.
  4. Transfira as fitas de coco para um prato grande – assim fica mais fácil para selecionar as fitas usadas na modelagem.
  5. Para modelar as flores: pegue uma fita de coco e enrole bem justinha sobre ela mesma para formar o miolo da flor. Mantenha o miolo da flor numa das mãos e com a outra, vá emendando outras fitas, dobrando ao redor do miolo. Corte a base com uma tesoura para ir aparando e dando formato à flor.

OBS: você pode manter as flores modeladas no freezer por até 3 meses.