Sem medo de misturar sabores: frango com especiarias e leite de coco, arroz vermelho e pepino marinado

Sem medo de misturar sabores: frango com especiarias e leite de coco, arroz vermelho e pepino marinado
Compartilhe

Por Rita Lobo - 05 de outubro de 2022


Você tem medo de misturar sabores? E de errar o tempero? Nesta receita, a combinação de sabores e temperos vale por uma aula.

Olha só: O frango é ensopado no leite de coco caseiro e temperado com páprica, cúrcuma, pimenta-de-caiena, semente de erva-doce, semente de mostarda e finalizado com amendoim e manjericão. Para acompanhar tem arroz vermelho e um pepino marinado com raiz de coentro e pimenta-dedo-de-moça.
Tudo de bom: ensopado de frango com arroz vermelho e pepino marinado

O peito de frango cortado em cubos fica supersuculento e perfumado nesta receita que mistura especiarias, coco e amendoim.
Um ensopado bem cremoso e intenso, para variar o cardápio do dia a dia.

RECEITA: FRANGO COM ESPECIARIAS E LEITE DE COCO

Aliás, essa combinação de leite de coco e frango é uma ótima base pra testar mistura de de sabores. Como é uma base bem neutra, as especiarias brilham, e é possível perceber a presença de cada uma.
Além de delicioso é lindo: arroz vermelho é um acompanhamento incrível

RECEITA: ARROZ VERMELHO

O arroz vermelho é aromático, tem um quê de sabor de castanha e uma cor linda. O tempo de cozimento é maior que do arroz branco, mas vale a pena cada minuto de preparo. É delicioso.
Nesta receita, o detalhe que muda tudo é o molho. O azeite e o vinagre são aquecidos e só então misturados ao alho, à pimenta dedo-de-moça e aos talos de coentro

RECEITA: SALADA DE PEPINO MARINADO

Essa é uma receita ótima de ter na geladeira, porque dá aquela levantada nos mais variados pratos. O detalhe que muda tudo é o molho: o azeite e o vinagre são aquecidos e só então misturados ao alho, à pimenta dedo-de-moça e aos talos de coentro. Assim, chegam chegando à salada, que fica cítrica e adocicada, sem nem precisar ir descansar na geladeira para apurar os sabores.

Marmita de chef!
O chef Paulo Yoller, dos restaurantes Meats e CJ’s, recentemente venceu o Cook Island, reality culinário do GNT e aqui ao meu lado ele foi desafiado a transformar os pratos cheios de personalidade preparados por mim em uma nova receita, que funcione bem como marmita.
Tô de olho: Paulo transformou pratos com sabores marcantes em uma nova refeição, na versão marmita

Paulo deu vida nova à refeição e preparou uma salada cítrica de arroz com frango. Muito bom!


RECEITA: SALADA CÍTRICA DE ARROZ COM FRANGO


Sobras planejadas!
O leite de coco caseiro congela e descongela superbem. E dura bastante tempo. Pode ficar no congelador por até três meses. É ótimo ter sempre pronto para incluir em outros preparos sem precisar começar do zero.

E foi o que eu fiz aqui. As sobras planejadas do leite de coco se transformam em uma sobremesa incrível.
é clássico e nunca sai de moda: manjar de coco com calda de ameixas

RECEITA: MANJAR DE COCO


O resultado desse manjar sem leite condensado é surpreendente. Fica mais firme, mais leve, mas que desmancha na boca!

***
O Cozinha Prática vai ao ar diariamente às 20h45 no GNT.