Marmita de chef: bisteca com molho de limão, purê de feijão e repolho macerado com damasco

Marmita de chef: bisteca com molho de limão, purê de feijão e repolho macerado com damasco
Compartilhe

Por Rita Lobo - 27 de junho de 2022


Pra muita gente, cozinhar é um ato de amor. Quase sempre amor da mãe, da avó… Você já me ouviu falar infinitas vezes que a cozinha não é responsabilidade da dona de casa, mas sim da casa. Ou seja, cozinhar também pode ser amor de pai, avô, filho… Agora, tem um outro ato de amor que passa pela cozinha: o do amor ao próximo, de cozinhar pra quem você não conhece e espalhar cuidado – e solidariedade – pelo mundo. Todas essas formas de afeto estão de alguma forma presentes neste episódio 'Marmita de chef'.

Receita do dia: BISTECA COM MOLHO DE LIMÃO, PURÊ DE FEIJÃO-BRANCO COM TAHINE e REPOLHO-ROXO MACERADO COM DAMASCO


Bisteca douradinha, suculenta, quem resiste? Essa ainda tem o perfume da erva-doce. A sementinha e o limão são uma dupla imbatível pra temperar a carne de porco. Com os queimadinhos da frigideira, aliás, vai sair um molho aveludado incrível.


Pros acompanhamentos, parti de combinações bem conhecidas pra chegar a uma refeição bem diferente. Bisteca e feijão é um clássico, mas aqui o feijão-branco vira purê inspirado no homus (daí o tahine).

Bisteca e repolho é outra dupla manjada. Mas o repolho vai ficar todo-todo com a companhia adocicada do damasco e o frescor do coentro.

Olha que prato lindo. São ingredientes do dia a dia, mas combinados de maneira surpreendente.



Já que tem feijão-branco para o purê, vamos cozinhar a mais pras nossas sobras planejadas. Já a porção extra de bisteca, purê e repolho vão pro desafio 'Marmita de chef'.


Marmita de chef: BOBÓ CAIPIRA DE BISTECA COM ARROZ DE REPOLHO, por Urideia Andrade


A Urideia Andrade é chef do bufê Flor de Mandacaru e criadora do projeto Mobiliza Jaguaré, que distribui marmitas solidárias. Ou seja, em marmita, ela é mais do que craque. A Deia tem um olhar muito especial sobre o que é cozinhar pro outro. Tem a ver com amor e com respeito, é inspirador.


Acostumadíssima a fazer essas transformações, ela apenas arrasou. A bisteca e o purê passaram por uma metamorfose total e viraram um bobó caipira. Já o repolho foi chacoalhar o arroz, que ficou festivo e bem fresco. Sucesso total.


Sobras planejadas

Com o feijão que cozinhamos a mais vamos preparar duas receitas bem diferentonas.


Uma parte vamos transformar num tutu de feijão-branco, com cebola e salsinha fritas e bacon crocante. Hit!


Já a outra parte se transforma em um surpreendente molho cremoso, bem elegante, que fica uma delícia com cogumelos grelhados. Tá demais esse episódio, você não pode perder!

Cozinha Prática Marmita de Chef vai ao ar quarta (29/6) às 20h45.