Marmita de chef: coxa de frango assada e salada de lentilha com beterraba

Marmita de chef: coxa de frango assada e salada de lentilha com beterraba
Compartilhe

Por Rita Lobo - 05 de junho de 2022


Converso com muita gente, de todas as idades e percebo algumas coisas que atravessam gerações. A falta de tempo é uma delas. Todo mundo luta pra dar conta do dia a dia. Noto também que chega uma hora na vida que as pessoas começam a se perguntar se estão deixando alguma marca no mundo… Um legado. Enquanto cozinho e penso sobre isso, me dou conta que a beterraba, por exemplo, deixa uma marca por onde ela passa.

Temporada Marmita de Chef

Ela tinge tudo com uma cor vibrante e empresta a todas as preparações seu sabor terroso e adocicado. Essa hortaliça tão única deixa sua marca nas receitas deste episódio de 'Marmita de chef'.


Receita do dia: coxa de frango assada com geleia de laranja e miniperas servida com salada de lentilha e beterraba assada com molho balsâmico

O forno faz a maior parte do trabalho no cardápio do dia. As beterrabas – que vão brilhar na sobras planejadas também – são assadas, em gomos, numa trouxinha. Saem do forno macias e vão pra salada de lentilha temperada com molho de vinagre balsâmico. O balsâmico é um ingrediente que traz um adocicado com acidez, que combina lindamente com a beterraba.


Essa salada vai acompanhar a coxa de frango assada com geleia de laranja e miniperas. Você vai ver um jeito bem prático de temperar o frango: adicionamos especiarias e sal à geleia, que espalhamos na carne. Fica demais!


Marmita de chef: yakimeshi com salada de batata, beterraba e lentilha, por Thiago Bañares

As sobras da receita do dia vão pro desafio Marmita de Chef. Convidei o chef Thiago Bañares pra esse episódio porque ele é conhecido por ser um craque do frango. Ele comanda o Tan Tan, o Kotori e o Ototo e vem de uma família de homens cozinheiros. Aprendeu a cozinhar com o avô, imigrante de Macau, filho de filipino com uma chinesa de Hong Kong. O avô levava Thiago criança à Liberdade (o bairro dos imigrantes japoneses em São Paulo) para comprar os ingredientes e preparar massas orientais e frango frito.

No desafio 'Marmita de chef', ele levou as sobras da salada de lentilha com beterraba assada e da sobrecoxa com geleia de laranja e miniperas para dar uma voltinha no Japão. Elas voltaram de lá na forma de yakimeshi – o arroz frito japonês – com frango e salada de batata, beterraba e lentilha. Pra temperar, usou ícones da cozinha japonesa, como o molho de soja, o vinagre de arroz, a cebolinha, o gengibre e o katsuobushi, peixe bonito ralado seco. Ou seja, transformou totalmente o sabor! Sucesso total, Thiago!

Veja a receita do yakimeshi com salada de batata, beterraba e lentilha aqui

Sobras planejadas: Salada de macarrão com molho de beterraba e sardinha


Enquanto a massa cozinha, o liquidificador fica a cargo do molho. O resultado é esse prato de cair o queixo. A combinação de sabores é conhecida da clientela do Panelinha: beterraba + sardinha + endro. Pra ficar ainda mais especial, amêndoas tostadas picadinhas dão uma crocância. Nasce um hit!

Cozinha Prática vai ao ar quarta (6/7) às 20h45.