Marmita de chef: faláfel revisitado de cuscuz marroquino, berinjela e abóbora, por Ariana Lenti

Marmita de chef: faláfel revisitado de cuscuz marroquino, berinjela e abóbora, por Ariana Lenti
Compartilhe

Por Rita Lobo - 04 de julho de 2022


A Ariana Lenti é mais conhecida como Turca. Filha de libanesa-baiana, ela aprendeu a cozinhar com a mãe e ficou conhecida por fazer uma comida perfumada, de sabores intensos. Além de atender eventos com seu bufê Das Turca, ela acabou virando especialista em marmita durante a pandemia (foi o jeito que encontrou de continuar com o negócio).


Ariana tirou de letra a variedade de sabores das sobras que tinha pra transformar em marmita. Aliás, ela transformou totalmente o sabor do preparo incluindo ainda mais especiarias (muitas!), ervas (diversas!) e dá-lhe raspinha de limão.


O faláfel revisitado, feito com abóbora assada e grelhado em vez de frito, é uma daquelas ideias bem boas para aproveitar as sobras sem ficar com cara de gororoba.

Marmita de chef: faláfel revisitado de cuscuz marroquino, berinjela e abóbora

Rende 2 porções (6 faláfeis)

PARA A MASSALA (MISTURA DE ESPECIARIAS)


1 colher (chá) de sementes de coentro

1 colher (chá) de cominho em grãos

1 colher (chá) de sementes de mostarda

4 bagas de cardamomo

2 cravos-da-índia

¼ de colher (chá) de pimenta-da-jamaica em pó

1. Com uma faca para legumes, corte a baga de cardamomo e reserve as sementes.

2. Leve uma frigideira pequena com as sementes de coentro ao fogo baixo para aquecer por 1 minuto. Acrescente os grãos de cominho, as sementes de cardamomo e os cravos-da-índia. Deixe tostar por 2 minutos. Por último, acrescente a mostarda e mantenha em fogo baixo até as sementes começarem a pipocar.

3. Transfira as especiarias tostadas para o pilão e bata bem até triturar e virar um pó. Por último, misture a pimenta-da-jamaica. Reserve.

PARA O FALÁFEL E O MOLHO DE ERVAS


1 xícara de cuscuz marroquino com grão-de-bico

¼ de xícara (chá) de berinjela assada com cominho

1 fatia grossa de 4 cm de abóbora japonesa com casca (200 g)

⅓ de xícara (chá) de iogurte cremoso

1 dente de alho

3 ramos de tomilho

3 folhas de sálvia

½ pimenta dedo-de-moça

raspas de 1 limão

caldo de limão a gosto

azeite a gosto

2 pitadas de açúcar mascavo

3 colheres (sopa) de coentro picado grosseiramente (folhas e talos)

2 colheres (sopa) de salsinha picada grosseiramente

2 colheres (sopa) de hortelã picada grosseiramente

1 pitada de canela em pó

noz-moscada ralada na hora a gosto


1. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média).

2. Com a lateral da faca, amasse o dente de alho e transfira para uma tigela. Adicione 1 colher (sopa) de azeite, tempere com uma pitada de açúcar mascavo, de canela, noz-moscada e de sal. Junte os tomilhos debulhados e as folhas de sálvia.

3. Com uma colher, raspe e descarte as sementes da abóbora. Lave a casca e corte a abóbora em pedaços grandes, de cerca de 4 cm. Coloque os pedaços de abóbora numa assadeira, com a casca para baixo, e regue com o azeite temperado.

4. Leve a abóbora ao forno para assar por cerca de 20 minutos, ou até ficar bem macia — espete a polpa com um garfo para verificar o ponto.

5. Corte a pimenta dedo-de-moça ao meio, descarte as sementes e pique fino as metades. Transfira para uma tigela e adicione o coentro, a salsinha e a hortelã picados; tempere com uma pitada de açúcar mascavo, acrescente as raspas de limão, gotas do caldo de limão e ¼ de xícara (chá) de azeite. Misture bem e reserve. Em outra tigela, misture o iogurte com uma pitada da massala e outra de sal.

6. Assim que estiver macia, retire a abóbora do forno e transfira os pedaços para um prato. Descarte a casca da abóbora e do alho, misture e amasse bem a polpa com um garfo. Reserve. Pique grosseiramente a berinjela assada.


7. Numa tigela média, coloque o cuscuz marroquino e amasse com o garfo para desmanchar o grão-de-bico. Adicione a abóbora amassada, tempere com 2½ colheres (chá) de massala, sal a gosto e misture bem amassando com o garfo. Por último, misture a berinjela.


8. Divida a massa em 6 porções e modele bolinhos, como se fossem hambúrgueres de cerca de 6 cm de diâmetro.

9. Leve uma frigideira antiaderente grande ao fogo médio. Regue com 1 colher (sopa) de azeite e disponha os faláfeis um ao lado do outro. Deixe dourar por cerca de 2 minutos de cada lado. Sirva a seguir com o iogurte temperado e o molho de ervas.