Marmita de chef: sanduíche de pernil acebolado com maionese de acelga, por Renata Vanzetto

Marmita de chef: sanduíche de pernil acebolado com maionese de acelga, por Renata Vanzetto
Compartilhe

Por Rita Lobo - 20 de junho de 2022


Fazia tempo que eu queria receber a chef Renata Vanzetto no Estúdio Panelinha! Adoro os restaurantes dela e fiquei muito feliz quando ela topou participar do desafio Marmita de Chef. A Renata passeia muito bem pelos sabores orientais. Sem falar nos sanduíches incríveis que ela cria – não é à toa que incluí uma baguete nos ingredientes que poderiam ser usados pra montar uma marmita com as sobras do pernil.

Pra mudar totalmente os sabores, ela preparou uma maionese com a acelga – e bastante coentro. Inspirada pelos clássicos sanduíches de pernil das madrugadas paulistanas, ela retemperou a carne com cebola. Coisa boa demais! Uma marmita-sanduíche com sabores brasileiros e orientais, a assinatura da chef! Arrasou, Renata!

Tudo sobre o episódio

Marmita de chef: sanduíche de pernil acebolado com maionese de acelga


Rende 2 sanduíches


PARA A MAIONESE


4 folhas de acelga marinada com shoyu

2 ovos em temperatura ambiente

1 dente de alho

2 colheres (sopa) de mostarda de Dijon

2 colheres (sopa) de limão (½ limão)

7 ramos de coentro

400 ml de óleo de girassol

sal a gosto

  1. Corte 2 folhas de acelga em pedaços médios e transfira para o liquidificador. Adicione os ovos, a mostarda, o caldo de limão, as folhas de 3 ramos de coentro, o dente de alho descascado e tempere com uma pitada de sal. Bata para triturar e misturar os ingredientes.
  2. Mantenha o liquidificador ligado e, pela abertura central da tampa, adicione o óleo em fio, até a maionese firmar — a maionese vai engrossar e a lâmina do liquidificador começará a girar em falso. Transfira a maionese para uma tigela, prove e ajuste o sal.
  3. Corte o restante da acelga em pedaços de cerca de 1 cm. Pique grosseiramente o restante das folhas e dos talos de coentro. Misture a acelga e o coentro picados na maionese e reserve na geladeira até a hora de servir.

PARA O RECHEIO


1 xícara (chá) de sobra de pernil desfiado (com molho)

1 cebola

2 colheres (sopa) de manteiga

3 ramos de salsinha picada grosseiramente


Descasque e corte a cebola em meias-luas de 1 cm.
Coloque a manteiga numa frigideira e leve ao fogo médio. Quando derreter, adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 5 minutos, até começar a dourar. Adicione a salsinha, o pernil (com o molho) e misture bem, até o molho ferver, mas sem secar. Reserve.

PARA A MONTAGEM


2 pedaços de baguete (de 13 cm)

2 colheres (chá) de manteiga

folhas de miniagrião a gosto

  1. Com a faca de pão, abra as baguetes ao meio, no sentido do comprimento.
  2. Leve uma frigideira antiaderente ao fogo médio. Coloque a manteiga e disponha as baguetes com o lado cortado para baixo. Deixe tostar levemente por alguns minutos.
  3. Espere o pão esfriar para montar os sanduíches (assim a maionese não escorre). Espalhe um pouco de maionese nos dois lados dourados do pão (base e tampa). Disponha metade do pernil na base de cada sanduíche e cubra com folhas de miniagrião. Feche com a tampa do pão e sirva a seguir.