Marmita de chef: risoto cor de abóbora

Marmita de chef: risoto cor de abóbora
Compartilhe

Por Rita Lobo - 20 de junho de 2022


A temporada 'Marmita de chef' é totalmente dedicada ao reaproveitamento dos alimentos, e adaptação é um tema constante. O tempo todo está ali, nos desafios em que chefs transformam as sobras da receita do dia em marmita, nas receitas que preparamos com as sobras planejadas e mesmo nas receitas do dia. O arroz de suã, do primeiro episódio, teve o caldo preparado na panela de pressão, uma adaptação para acelerar o processo. A polenta com ragu, no segundo episódio, também era cheia de atalhos pra se adaptar à correria do dia a dia.

Somos craques em nos adaptar. E a cozinha é um território que convida a esse exercício constantemente.

Neste episódio não é diferente. O risoto, clássico da cozinha italiana, vai ganhar sabores bem brasileiros. A combinação de abóbora com carne-seca é pura brasilidade. Pra ficar ainda mais interessante, vamos servir com abobrinha marinada, bem cítrica, e farofa de pão.

Além das sobras do risoto, que vão para o desafio Marmita de chef, vamos preparar um pouco a mais da carne-seca e também do purê de abóbora, pra transformar em receitas muito surpreendentes.

Receita do dia: risoto cor de abóbora

Carne-seca com abóbora é sucesso total. Nessa receita, a abóbora é adicionada ao risoto na forma de purê. Além da cor linda, a textura fica supercremosa, você vai adorar. Agora, pra ficar mais especial ainda, vamos finalizar o prato com abobrinha marinada com limão e salsinha. Você já entendeu tudo, né?

A abobrinha, cortada em tirinhas e marinada, traz um toque cítrico, um frescor, que vai criar um contraste incrível com a cremosidade e o dulçor da abóbora.

Com ingredientes do dia a dia, dá pra preparar pratos bem especiais e ainda caprichar na apresentação!

Marmita de chef: arancini com tapenade de berinjela e abobrinha, por lorenzo raviOli

Lorenzo Ravioli tem algo de garoto prodígio. Começou a cozinhar aos 7 anos e aos 12 ganhou um reality show de cozinha. Hoje, além de ser chef consultor de um restaurante, está cursando a faculdade de administração.

Mesmo tendo participado de um reality, Lorenzo ficou de boca aberta quando viu na geladeira os itens que poderia usar no desafio Marmita de chef: as sobras do risoto cor de abóbora, da abobrinha marinada e... uma berinjela. Mas ele tirou de letra, transformou o risoto em arancini, um clássico do reaproveitamento, e a abobrinha virou tapenade junto com a berinjela.

Veja a receita do aracini com tapenade de berinjela e abobrinha aqui

Para isso, Lorenzo usou uma técnica que está na base da ideia de transformar sobras em novas refeições: adicionou ingredientes. Parece simples, mas faz toda a diferença. Quando você inclui essa ideia no dia a dia do reaproveitamento, as refeições ficam mais gostosas. Ele cortou cebola e berinjela em quadradinhos, refogou e, depois, misturou com a abobrinha, também picada em quadradinhos.

A acidez da tapenade, que fica entre uma saladinha e um molho, constrastou com a cremosidade do arancini. É o toque de chef. Brilhou, Lorenzo!

Sobras planejadas

As nossas receitas de reaproveitamento das sobras planejadas seguem na inspiração italiana. A carne seca invade o clássico carbonara numa versão adaptadíssima à cozinha do dia a dia. A base do molho cremoso de ovos é a mesma, mas no carbonara com carne-seca, ela entra no lugar do bacon.

A lógica é: sempre que você for preparar alguma receita que leve carne-seca, já que tem que dessalgar e cozinhar, não custa nada preparar um pouco a mais! Assim, na próxima refeição, sai esse carbonara, sem precisar começar do zero.

Já o purê de abóbora vai se transformar em um brigadeiro sensacional. A clássica combinação italiana de abóbora com amêndoas dá um toque especial pro docinho bem brasileiro. Fica chique demais, sem falar no tanto que é lindo! O brigadeiro de abóbora e amêndoas tem tudo pra virar favorito por aí!

Cozinha Prática Marmita de Chef vai ao ar quarta (22/6) às 20h45.