Marmita de chef: salmão assado, latkes de batata e vagem refogada

Marmita de chef: salmão assado, latkes de batata e vagem refogada
Compartilhe

Por Rita Lobo - 21 de junho de 2022


Se você prepara suas refeições, faz parte de uma revolução silenciosa. Ela acontece nas casas das pessoas que cozinham.

Cozinhar virou ato de resistência, nadar contra a corrente

No mundo de hoje, todo mundo faz tudo pra convencer você a não cozinhar. É a indústria dos ultraprocessados, o aplicativo do delivery...

Neste episódio de 'Marmita de chef', o prato principal é um salmão assado, bem temperado e suculento. Ele serve pra lembrar como, juntos, nadamos contra a corrente por aqui.

Prato do dia: Salmão assado com mel e páprica, latkes de batata e vagem refogada com especiarias

Se você é da turma que ouve "peixe assado" e pensa em "seco e sem graça", esta receita é pra você. Vou mostrar uma mistura de temperos que é uma revolução! Páprica, alho desidratado, tomilho seco, azeite, mel e extrato de tomate formam uma pastinha que cobre o peixe. Ela tempera e mantém a umidade. E o salmão vai pro forno com cebola-roxa.

Pra completar o prato, vou mostrar o preparo de mais dois acompanhamentos.

Latkes de batata fazem par perfeito com o peixe. Essa receita que tem origem na culinária judaica lembra um pouco o rosti de batata. Os bolinhos ficam bem dourados e crocantes.

Pra acabar de vez aquela imagem da vagem cozida sem graça, você vai ver o preparo de uma vagem refogada com especiarias, superfácil e rápida, que tem tudo pra virar favorita por aí.

Além das sobras pro desafio Marmita de chef, vou preparar salmão e vagem a mais, pra nossas sobras planejadas.

Marmita de chef: croquete de salmão com maionese de wasabi, por Tuca Mezzomo

O chef Tuca Mezzomo tem dois restaurantes, o Charco e o Naia. Mas não para por aí: ele faz parte um grupo de investidores em restaurantes, que hoje comanda outras três casas em São Paulo.

Gaúcho de Passo Fundo, ele começou a cozinhar observando a mãe e a avó. É um jovem talentoso que tem um olhar ao mesmo tempo criativo e estratégico.

No programa, ele transformou as sobras de salmão, latkes e vagem em um croquete de salmão servido com maionese de wasabi e uma salada bem fresquinha, que aproveitou a vagem.

Veja a receita do croquete de salmão aqui

Duas sacadas muito legais do Tuca:

  1. Pra mudar totalmente o sabor do preparo, ele raspou a capinha do tempero do salmão.
  2. Pra hidratar os latkes, que serviram de base pra massa do croquete, usou leite infusionado com alecrim. Resultado, o croquete tinha um sabor bem diferente do preparo original.

Arrasou, Tuca!

Sobras planejadas

Nessa temporada, faço de tudo pra provar por A + B que reaproveitar sobras não tem nada a ver com gororoba-mix, aquela comida misturadona, sem textura, com cara de junta-tudo.

A primeira receita do bloco de sobras planejadas tem até food styling incluído no passo a passo. Se você seguir direitinho, vai sair da cozinha com um prato com cara de restaurante. É a salada Waldorf com salmão e molho de amendoim.

Já a vagem se une ao grão-de-bico em conserva nessa salada de vagem com grão-de-bico, que é daquelas que dispensa a faca e vale por uma refeição.

Este episódio inédito de Cozinha Prática 'Marmita de chef' vai ao ar segunda (27), às 20h45