Banner do Blog

Marmita de chef: salmão assado, latkes de batata e vagem refogada

Imagem do post

Se você prepara suas refeições, faz parte de uma revolução silenciosa. Ela acontece nas casas das pessoas que cozinham.

Cozinhar virou ato de resistência, nadar contra a corrente

No mundo de hoje, todo mundo faz tudo pra convencer você a não cozinhar. É a indústria dos ultraprocessados, o aplicativo do delivery... 

Neste episódio de 'Marmita de chef', o prato principal é um salmão assado, bem temperado e suculento. Ele serve pra lembrar como, juntos, nadamos contra a corrente por aqui.

 

Prato do dia: Salmão assado com mel e páprica, latkes de batata e vagem refogada com especiarias

Se você é da turma que ouve "peixe assado" e pensa em "seco e sem graça", esta receita é pra você. Vou mostrar uma mistura de temperos que é uma revolução! Páprica, alho desidratado, tomilho seco, azeite, mel e extrato de tomate formam uma pastinha que cobre o peixe. Ela tempera e mantém a umidade. E o salmão vai pro forno com cebola-roxa.

Pra completar o prato, vou mostrar o preparo de mais dois acompanhamentos.

Latkes de batata fazem par perfeito com o peixe. Essa receita que tem origem na culinária judaica lembra um pouco o rosti de batata. Os bolinhos ficam bem dourados e crocantes.

Pra acabar de vez aquela imagem da vagem cozida sem graça, você vai ver o preparo de uma vagem refogada com especiarias, superfácil e rápida, que tem tudo pra virar favorita por aí.

Além das sobras pro desafio Marmita de chef, vou preparar salmão e vagem a mais, pra nossas sobras planejadas.

 

Marmita de chef: croquete de salmão com maionese de wasabi, por Tuca Mezzomo

O chef Tuca Mezzomo tem dois restaurantes, o Charco e o Naia. Mas não para por aí: ele faz parte um grupo de investidores em restaurantes, que hoje comanda outras três casas em São Paulo.

Gaúcho de Passo Fundo, ele começou a cozinhar observando a mãe e a avó. É um jovem talentoso que tem um olhar ao mesmo tempo criativo e estratégico.

No programa, ele transformou as sobras de salmão, latkes e vagem em um croquete de salmão servido com maionese de wasabi e uma salada bem fresquinha, que aproveitou a vagem.

 

Veja a receita do croquete de salmão aqui

Duas sacadas muito legais do Tuca:

  1. Pra mudar totalmente o sabor do preparo, ele raspou a capinha do tempero do salmão.
  2. Pra hidratar os latkes, que serviram de base pra massa do croquete, usou leite infusionado com alecrim. Resultado, o croquete tinha um sabor bem diferente do preparo original.

Arrasou, Tuca!

 

Sobras planejadas

Nessa temporada, faço de tudo pra provar por A + B que reaproveitar sobras não tem nada a ver com gororoba-mix, aquela comida misturadona, sem textura, com cara de junta-tudo.

A primeira receita do bloco de sobras planejadas tem até food styling incluído no passo a passo. Se você seguir direitinho, vai sair da cozinha com um prato com cara de restaurante. É a salada Waldorf com salmão e molho de amendoim.

Já a vagem se une ao grão-de-bico em conserva nessa salada de vagem com grão-de-bico, que é daquelas que dispensa a faca e vale por uma refeição.

Este episódio inédito de Cozinha Prática 'Marmita de chef' vai ao ar segunda (27), às 20h45