Um Natal diferente

Um Natal diferente
Compartilhe

Por Rita Lobo - 05 de novembro de 2020


Faltam sete semanas para o Natal. Num ano tão atípico, a comemoração não tem como ser igual a sempre. Perguntei aos seguidores do Panelinha como vai ser a ceia e as respostas transparecem o período difícil, com algum desânimo e muita incerteza. Por outro lado, é o fim de um ano em que muita gente aprendeu a cozinhar — ou desenvolveu as habilidades culinárias. E isso vai dar à data um sabor especial, de conquista.

Texto publicado na newsletter de 5/11. ASSINE AQUI

Algumas famílias vão fazer a ceia no estilo cada-um-na-sua-casa, com direito a videoconferência na hora de comer. Outras vão se reunir a céu aberto (num quintal, num jardim, na varanda) com mesas separadas, divididas por núcleos familiares. Para muitos, vai ser um Natal menorzinho, "só com os de casa". Para outros tantos, vai rolar esquema de delivery, com preparos tradicionais entregues na porta de cada membro da família. Independentemente da solução encontrada pela sua família, tem uma receita que se encaixa nela no Natal Panelinha. (Ah, sim, tem também a turma que ignora a pandemia ou matou o vírus com vodca e não contou o segredo para ninguém.)

Geleia de morango com maracujá para presente


O especial Natal Panelinha está no ar e para começar a entrar no clima de compartilhar, tem uma seleção de receitas que viram presente. Você que acompanha o Panelinha sabe que a gente faz a maior campanha pela comida de presente. Além de ser gostoso, é um jeito de você embalar um pouco de seu tempo e compartilhar com amigos e familiares. Tem coisa mais valiosa? Para quem aprendeu a cozinhar este ano, o mimo ainda tem o sabor de dividir a conquista com as pessoas mais próximas.


Torta cremosa de queijo com cebola caramelizada para uma ceia vegetariana


E, claro, você vai encontrar todas as receitas para a ceia, dos assados tradicionais às sugestões do ano – a clássica brandade de bacalhau (para uma entradinha diferente), a torta de cebola com queijo (para as ceias vegetarianas), o bolo de maçã com farofinha de coco, o cuscuz de tapioca com leite condensado e o blondie com compota para a mesa de sobremesas. São muitas ideias legais para compor o cardápio.


Ao longo das próximas sete semanas, você vai ver, no site e nas redes do Panelinha, nossas sugestões de receita, de como arrumar a mesa e até de presente para comprar sem sair de casa. Vamos continuar juntinhos nesse longo ano de distanciamento social. Mais uma vez em 2020, a cozinha vai ser o nosso refúgio.