Receitas e reflexões para uma Páscoa atípica

Receitas e reflexões para uma Páscoa atípica
Compartilhe

Por Rita Lobo - 06 de abril de 2020


Este ano a Páscoa vai ser diferente. A orientação é: fique em casa. Sim, fique em casa na sexta-feira Santa e até no domingo de Páscoa. Não vamos dar sorte ao azar. Curiosamente, na quarentena e também na quaresma o momento é de reflexão. Então, vamos resgatar o essencial.

Muita gente deve passar a data sozinha. por isso resolvi valorizar um ingrediente simbólico e fundamental na história da alimentação e da Páscoa: o ovo.

Vamos resgatar toda a simbologia de renovação que o ovo tem para muitos povos

Entre os cristãos, tradicionalmente o ovo é considerado símbolo do nascimento e da vida. É por isso que é um ícone da Páscoa: a Ressurreição representa a esperança de uma nova vida para toda a humanidade.

O costume de presentear com ovos durante a quaresma vem de muito tempo, mas foram os confeiteiros franceses no século XVIII que criaram os ovos de chocolate. E é justamente da cozinha francesa que vem a minha sugestão para a sua Páscoa. Vamos transformar ovos em um delicioso suflê.

Separei aqui algumas sugestões de suflê para você preparar no domingo: queijo gruyère, queijo meia-cura, cenoura, chuchu. (E, claro, também tem suflê de chocolate e até de goiabada com requeijão para a sobremesa.)



Para quem está passando a quarentena com toda a família em casa, o especial Páscoa Panelinha também está cheio de boas ideias. Tem ovinhos de chocolate para entreter as crianças na cozinha e muitas receitas com bacalhau pra quem é mais tradicional. Para dar uma camada a mais de simbologia nessa mesa, selecionamos também algumas das nossas receitas favoritas com grãos - símbolo de riqueza e abundância.

Se a tradição por aí é reunir todo mundo na sua casa, considere preparar uma receita da Páscoa e enviar um pouco para cada um. Vamos aproveitar o momento para nos conectar com o que é importante. E ficar juntos, mesmo que, fisicamente, seja à distância.

Assista à playlist Chocolate no canal Panelinha no YouTube.