Papo na cozinha: vamos alimentar a alma, o espírito, a mente

Papo na cozinha: vamos alimentar a alma, o espírito, a mente
Compartilhe

Por Rita Lobo - 30 de março de 2020


A semana está cheia de novidades! De segunda a sexta, depois do jantar, sempre às 21h30, vai ter Papo na Cozinha: vamos alimentar a alma, o espírito, a mente! Os meus convidados que já estão confirmados são a Monja Coen, o rabino Nilton Bonder, a professora Patrícia Jaime e o psicanalista Christian Dunker.

Desde o início da quarentena, sugeri aos meus seguidores que aproveitassem esse momento para melhorar a alimentação. Para isso, toda a equipe do Panelinha e eu, mesmo trabalhando de casa, estamos fazendo um mutirão para ajudar você a entrar na cozinha.

Será que também dá pra usar esses tempos estranhos para melhorar a vida? Quero muito saber o que os meus convidados têm a dizer!

Patrícia Jaime - é nutricionista, professora titular do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e vice-coordenadora do NUPENS/USP, parceiro científico do Panelinha.

Niton Bonder - é rabino da Congregação Judaica do Brasil (CJB), idealizador do Midrash Centro Cultural, um centro de estudos judaico no Rio de Janeiro, e autor de mais de 20 livros, entre eles, “A Alma Imoral”, adaptado para o teatro e o cinema.

Monja Coen - é presidenta do Conselho Religioso da Comunidade Zen Budista Zendo Brasil e do ViaZen/VilaZen do Rio Grande do Sul. É autora dos livros "Viva Zen" e "Sempre Zen".

Christian Dunker - psicanalista, é professor titular do Instituto de Psicologia da USP e autor de mais de uma dezena de livros, sendo o mais recente "Reinvenção da Intimidade: políticas do sofrimento cotidiano".

A equipe do Panelinha continua dando plantão para responder às suas dúvidas culinárias no perfil @Panelinha_RitaLobo. E eu também sigo com as lives do meio dia, de terça a sexta, no meu perfil no Instagram. Já temos várias participações confirmadas.

Se perder alguma live, volte aqui neste post ou vá ao canal Panelinha no YouTube. Lá estão todos os vídeos que produzimos.

Rita ao vivo | Da cozinha de casa

Na terça, a Miá Mello e eu vamos transformar cebolas e batatas, que você deve ter em casa, em acompanhamentos deliciosos (veja abaixo). Na quarta, é a vez do Marcelo Forlani, do Omelete, portal de entretenimento pop (vai sair omelete, claro. Com salada e arroz e feijão). Na quinta, vamos preparar outro pão de frigideira, o chapati, com o Luiz Américo Camargo! E sabe quem vai participar da live na sexta? O divertidíssimo Joaquim Lopes. Ele vai preparar o macarrão com sardinha e limão, e eu vou fazer um bolo de chocolate de copinho. É para terminar a semana em alto astral.



O que já rolou na quarentena

Duas hortaliças por dia. Na primeira semana, sempre ao meio dia, mostrei duas preparações com legumes e verduras para turbinar o pê-efe – não podemos descuidar da alimentação em tempos de coronavírus.

Conceitos de alimentação saudável. À noite, depois do Cozinha Prática, conversamos sobre conceitos de alimentação saudável: os grupos de alimentos que devem compor o pê-efe, o percentual de cada grupo no prato para deixar a refeição balanceada, a dieta brasileira, a classificação dos alimentos por grau de processamento e a importância de excluir os ultraprocessados.

Cozinha a quatro mãos. Na semana passada, foi a vez de cozinhar a quatro mãos. À distância, orientei o Fabio Porchat e a Nataly, mulher dele, no preparo de legumes e um ovo mexido com técnica profissional. O ilan, meu marido, aprendeu a deixar o feijão pronto para a semana! E o seguimor Claudio Arcanjo e eu celebramos de forma singela os 20 anos do site com um bolinho de milho de micro-ondas. Ah, e mostrei também o passo a passo da piadina, um pão de frigideira, perfeito para esses tempos em que não podemos ir à padaria com frequência.

Tudo isso está registrado nas lives, que estão disponíveis no meu canal no IGTV e também no canal Panelinha no YouTube. E aqui no Panelinha, além dos vídeos, você encontra todas respostas para as suas dúvidas sobre alimentação em tempos de coronavírus. Tem receitas em uma panela só, como congelar, como fazer uma lista de compras esperta... Tu-do!