Duas hortaliças e muita técnica

Duas hortaliças e muita técnica
Compartilhe

Por Rita Lobo - 04 de maio de 2020


As lives desta semana vão acontecer simultaneamente no YouTube, no Facebook e no Instagram. O horário continua sendo ao meio-dia. Mas, se você não consegue acompanhar na hora, pode assistir depois no canal Panelinha no YouTube. É lá que as lives ficam salvas.

Esta vai ser a oitava semana em que nos encontramos (quase) todos os dias. A proposta, desde o início, é ajudar você a resolver o cardápio do almoço com comida de verdade, baseada na dieta brasileira. Ou seja, você deixa o arroz e o feijão no jeito, e eu mostro o preparo de duas hortaliças.

Muita gente tem perguntado por que só mostro o passo a passo de legumes e verduras. A resposta é simples: porque são as hortaliças, junto com o arroz e o feijão, que vão deixar a sua alimentação saudável! E este não é um bom momento para brincar com saúde.

Alimentação saudável tem mais a ver com incluir (mais legumes, verduras e frutas na alimentação) do que excluir (carboidrato, glúten ou qual for o vilão da vez das dietas da moda). Aí, muita gente me pergunta se sou vegetariana. Não sou. Como todos os tipos de carne. Mas não como em todas as refeições, nem mesmo todos os dias.

Em tempos de quarentena, porém, acho mais prático resolver o almoço com as duas hortaliças (pelo menos, pode ter mais!) e o arroz com feijão. Não só por não precisar quebrar a cabeça com o cardápio! O arroz e o feijão juntos formam uma excelente fonte de proteína.

Esta semana, além das duas hortaliças por dia, vamos explorar aqui na cartinha as técnicas culinárias usadas nas lives. Vou destacar os métodos de cozimento e diferentes cortes aplicados nos alimentos. Você vai ver na prática como aprender a cozinhar é libertador – você consegue deixar seu almoço mais saudável e saboroso, com o que tem na geladeira.


Programação da semana

Prepare-se para cozinhar comigo de terça a sexta. Confira o cardápio de cada dia e adapte com o que você tem em casa. O arroz e o feijão você deixa no jeito.

Terça


Cenoura grelhada com molho de curry e salada de couve com vinagrete de laranja

Quarta


Rabanete assado com molho de balsâmico e mel e salada de pimentão grelhado com grão-de-bico e erva-doce (como a salada tem grão-de-bico, neste dia não vai ter feijão, tá? E o arroz vai ser integral).

Quinta

Chuchu refogado com orégano e farofa de cenoura

Sexta


Salada de tomate (você vai aprender truques para ela ficar incrível) e refogado de alho-poró (ainda não decidi se ele vai para o arroz ou o feijão, mas você vai ver como variar os refogados do dia a dia)