Receitas pro lockdown

Receitas pro lockdown
Compartilhe

Por Rita Lobo - 05 de março de 2021


Há muitos anos, um amigo fotojornalista que cobria zonas de conflito armado comentou que uma única vez sentiu muito, muito medo. Ele estava fotografando guerrilheiros em algum lugar da América Latina, numa travessia de barco, e dois integrantes, que pareciam disputar a liderança local, começaram a brigar. Um deles, então, ameaçou atirar para baixo, para o casco da canoa. Uns começaram a gritar, argumentando que, furando o barco, todos afundariam. Outros, inexplicavelmente, apoiavam o atirador. E foi nessa hora que meu amigo teve medo de morrer: eles estavam no meio do fogo cruzado e, certamente, ninguém sobreviveria.

Essa história nunca saiu da minha cabeça. Mas, agora, ela parece ainda mais viva, pelo paralelo com o que estamos vivendo. Estamos todos no mesmo barco furado e ainda tem gente fazendo sinal de arminha com as mãos.

São mais de 250 mil mortos, uma vacinação tardia e lenta, um cenário político desolador, 14 milhões de desempregados... A incompetência dos nossos dirigentes atravessa todas as áreas. É duro continuar em casa, depois de um ano em isolamento social. Mas não há outra alternativa.

Hoje me lembrei de um filme antigo, estrelado pelos incríveis Bill Murray e Andie MacDowell, Feitiço do Tempo. Você já assistiu? Billvive um meteorologista arrogante, que vai fazer a cobertura do tradicional Dia da Marmota e acaba ficando preso no tempo. Todos os dias são iguais! Fiquei com vontade de rever o filme, porque no fim, ele aproveita o tempo para melhorar como pessoa, consegue conquistar a personagem vivida por Andie e tudo volta ao normal.

Quem sabe essa comédia romântica engana o meu cérebro e traz algum alívio para a mente. Porque na vida real, as perspectivas não estão boas. De alguma forma, temos que buscar mais leveza — sem a válvula para o vapor sair, a panela de pressão explode!

Muitas cidades estão em lockdown. E, novamente, muita gente vai precisar cozinhar mais. no Panelinha, você encontra muitas sugestões para dar uma pitada de sabor no dia a dia — a mesa é, basicamente, a fonte de prazer que nos resta.

Mas, aqui, fiz uma seleção de links que, tenho certeza, serão úteis para você. De receitas preparadas em uma panela só, até uma página que transforma em pratos gostosos aqueles itens básicos da despensa ou do congelador (como uma lata de tomate pelado ou aquele milho congelado que está há tempos no freezer).

Força aí! Acredite, deixar a alimentação saudável e saborosa vai ajudar. E, se quiser, pode aproveitar que está na cozinha e bater umas panelas.

uma panela só

Além de receitas à prova de bagunça na cozinha, nosso especial Uma Panela Só reúne dicas para lavar a louça em menos tempo e quais panelas você precisa ter para se virar no preparo das refeições do dia a dia.

salva-refeições

Tomate pelado, grão-de-bico e sardinha em conserva, milho e ervilha congelados. Eles ficam na despensa e no congelador e são verdadeiros Salva-refeições.

CONGELADOR

Ele é o melhor amigo de quem precisa resolver as refeições diariamente. Nem sempre dá para preparar feijão do zero e está tudo bem. Não vai faltar pê-efe na sua mesa com nosso Especial Congelador. Nem uma lasanha quentinha quando a vontade bater. É só preparar, porcionar e congelar.

Rita, Help! Me ajuda a cozinhar

Lista de compras, dicas para higienizar alimentos, vídeos de receitas e muitas dicas valiosas para o momento que estamos vivendo. Tudo isso está no Rita, Help! Me ensina a cozinhar na quarentena

RECEITAS PÁ-PUM

O Panelinha está cheio de receitas que levam até 30 minutos para preparar. Uma mão na roda para os dias de correria. Facilitamos a busca e deixamos tudo aqui.

E pra adoçar um pouco a vida

Nossas Receitas de bolos preparados no liquidificador, na batedeira, à mão e até no micro-ondas.