Refogado: Feijão!

Refogado: Feijão!
Compartilhe

Por Rita Lobo - 24 de abril de 2017


O terceiro episódio da série Refogado é sobre um tema que rende muito: feijão.


Ele deve ter presença garantida na mesa de todo dia e fazer par com o arroz para formar a base do padrão alimentar tradicional do Brasil. Essa combinação é meio caminho andado para manter uma alimentação saudável de forma fácil e acessível. Quem come arroz com feijão todo dia engorda menos.

Agora, não precisa ser sempre o mesmo arroz com feijão. Dá para variar os tipos e os preparos - porque, no caso do feijão, pode ser caldinho, tutu ou até salada. E o grão em si pode ser carioca, preto, fradinho, rosa, rajado… Aqui no Panelinha tem um monte de sugestões, que você pode ver na lista de receitas.

Na série de vídeos, porém, a proposta é mostrar que até com o mesmo grão de sempre dá pra ter sabores variadíssimos. É só alterar os ingredientes do Refogado, essa técnica tão da cozinha brasileira.

Para começo de conversa, até quem tem medo de panela de pressão vai aprender a preparar um feijão saboroso, perfumado e caldoso. É só seguir as instruções direitinho que não tem erro.

E quem já domina os paranauês da cozinha vai aprender maneiras surpreendentes de variar o preparo, incluindo outros ingredientes no refogado. Facílimo! Além de tirar o feijão da mesmice, essa é uma maneira super simples de avançar em direção a uma alimentação mais saudável. (Quanto mais alimentos a gente inclui no cardápio, mais nutrientes oferece ao corpo – e sem ter que se preocupar com isso!)


‘REFOGADO COM RITA LOBO’, SÉRIE EM CINCO EPISÓDIOS, MOSTRA QUE INCLUINDO E ALTERNANDO LEGUMES AROMÁTICOS, ERVAS FRESCAS E ESPECIARIAS, VARIAMOS OS SABORES DO DIA A DIA, SEM ESFORÇO.

A grande sacada desta série é ensinar maneiras de variar totalmente o sabor – e até a cor – de preparos triviais, mudando a composição do #Refogado, incluindo legumes, hortaliças, especiarias...É por isso que ela vai revolucionar a sua comida do dia a dia, mas de um jeito muito simples.

Além de ensinar a preparar um feijão bem tradicional, vou mostrar outras duas receitas bem diferentonas:

  1. com beterraba e cominho, fica pink e impactante, com sabor misterioso, do tipo que todo mundo vai perguntar qual é o segredo;
  2. com bacon, tomate e páprica, bem potente, intenso.


Mais sobre as receitas do episódio


Feijão tradicional. O básico, leva alho e louro. Pode ganhar um toque de picância com a adição de uma pimenta dedo-de-moça inteira no #Refogado.

Feijão com beterraba e cominho. Olha que jeito fácil de incluir mais um legume na alimentação. É alimentação saudavel – e gostosa – de verdade.


Feijão com bacon e tomate. Bacon no feijão é garantia de sucesso. O tomate e a páprica equilibram o preparo com um toque adocicado.

Confira a programação completa da série Refogado com Rita Lobo

Em cinco episódios, você vai ver que arroz, feijão, legumes, carne moída – e até purê e omelete – nunca mais serão os mesmos!

Feijão - O clássico, com alho, ganha um toque de pimenta dedo-de-moça, e duas variações surpreendentes: com beterraba e cominho e com bacon e tomate. Está no ar.


Legumes - Abóbora+alho+sálvia, milho+alho poró+pimenta dedo-de-moça, berinjela+cebola+pimenta síria+nozes. Vamos tirar os legumes refogados da mesmice. Estreia dia 2/5.


Refogado curinga - descubra como um mesmo refogado pode dar sabor a variadas preparações. No episódio, você aprende o preparo de uma saborosa carne moída, um purê de batata diferente e uma omelete bem recheada. Estreia dia 9/5.


Refogado de bacalhau com nuvem de ovos - no primeiro episódio da série, uma receita bem festiva e muito fácil de fazer. Está no ar.


Arroz - Além de mostrar como preparar o básico, branco, soltinho, tem receita de arroz com cebola, cenoura e salsão e de arroz com curry e gengibre. Está no ar.


INSCREVA-SE NO CANAL PANELINHA NO YOUTUBE PARA SER AVISADO SEMPRE QUE OS EPISÓDIOS ENTRAREM NO AR!