Refogado: Legumes!

Refogado: Legumes!
Compartilhe

Por Rita Lobo - 01 de maio de 2017


Quando você ouve “legume refogadinho”, logo pensa num preparo-meio-sem-graça? Aquela coisa quase aguada, que vai para o prato por obrigação, e ali fica, sobrando na bordinha, né? Então, vamos mudar essa imagem.

Vamos transformar os legumes refogados em acompanhamentos brilhantes, saborosíssimos. Eles são essenciais na composição da alimentação saudável de verdade!

O pulo do gato dessa série é mostrar que, sem esforço – e com alguma criatividade –, a gente espanta o tédio do cardápio e transforma as refeições do dia a dia. Elas ficam mais saborosas, mais perfumadas, mas coloridas. Tudo a partir da mais simples das técnicas culinárias, o #Refogado.

Neste episódio, mostro três ideias para variar os legumes de sempre. Como diz o meme: as definições de legumes refogados foram atualizadas :P

‘REFOGADO COM RITA LOBO’, SÉRIE EM CINCO EPISÓDIOS, MOSTRA QUE INCLUINDO E ALTERNANDO OS INGREDIENTES NESSA ETAPA DO PREPARO, É POSSÍVEL DAR CARA TOTALMENTE NOVA AOS PREPAROS DO DIA A DIA.

Até quem nunca refogou uma cebola na vida vai aprender e conseguir fazer preparos surpreendentes.

As receitas do episódio:

  1. Milho refogado picante. Leva alho-poró no refogado, que combina com o adocicado do milho. Para dar uma chacoalhada, experimente juntar pimenta dedo-de-moça.
  2. Abóbora refogada com sálvia. Lembra o clássico quibebe, tem textura rústica, mas ganha um toque canforado da sálvia, essa erva fresca perfumadíssima. Sirva com carne seca, com frango, até com peixe vai bem.
  3. Berinjela refogada com pimenta-síria. Quem gosta de sabores do oriente médio vai adorar essa combinação. Simples de fazer, mas o resultado é elegantíssimo. Melhor ainda se tiver umas nozes torradas para polvilhar na hora de servir.

Deu para atualizar a imagem dos legumes refogados? E isso é só o ponto de partida. Assim que você pegar o jeito, vai criar combinações incríveis com o que tem na cozinha de casa.

Confira a programação completa da série Refogado com Rita Lobo

Em cinco episódios, você vai ver que arroz, feijão, legumes, carne moída – e até purê e omelete – nunca mais serão os mesmos!

Legumes – Abóbora + alho + sálvia | milho + alho-poró + pimenta dedo-de-moça | berinjela + cebola + pimenta-síria + nozes. Vamos tirar os legumes refogados da mesmice. Está no ar.

Refogado curinga – descubra como um mesmo refogado pode dar sabor a variadas preparações. No episódio, você aprende o preparo de uma saborosa carne moída, um purê de batata diferente e uma omelete bem recheada. Estreia dia 9/5.

Refogado de bacalhau com nuvem de ovos – no primeiro episódio da série, você vê uma receita bem festiva e muito fácil de preparar. Está no ar.

Arroz – Além de mostrar como preparar o básico, branco, soltinho, tem receita de arroz com cebola + cenoura + salsão e de arroz com curry + gengibre. Está no ar.

Feijão – O clássico, com alho, ganha um toque de pimenta dedo-de-moça, e duas variações surpreendentes: com beterraba + cominho e com bacon + tomate. Está no ar.


INSCREVA-SE NO CANAL PANELINHA NO YOUTUBE PARA SER AVISADO SEMPRE QUE OS EPISÓDIOS ENTRAREM NO AR!