Retrospectiva 2019

Compartilhe

Por Rita Lobo - 30 de dezembro de 2019


Aconteceu tanta coisa neste 2019 que até emprestar meu marido para a TV eu emprestei! Quer dizer, o marido eu não empresto pra ninguém! Tá louco?! O Ilan participou duas vezes do Cozinha Prática co-mi-go!



Vamos relembrar esse ano intenso?

Vitória do ano: Levar os solteiros pra cozinha

Quando ainda estava em pré-venda, em agosto, meu novo livro 'Só para Um' foi para o topo das listas de mais vendidos e não saiu mais de lá. O título mais recente da coleção Já Pra Cozinha apresenta soluções específicas para os obstáculos de quem cozinha para si.

Saiba tudo sobre o livro

Assista à série em que leio trechos do livro


Estar entre os mais vendidos é um sinal claro de que o livro atingiu muita gente. Mas, além disso, muitos leitores foram para as redes sociais contar como as dicas e receitas do livro mudaram a alimentação deles para melhor.


Com a vasta oferta de serviço de entrega de comida e de produtos ultraprocessados querendo resolver a refeição de quem mora só, conseguir ajudar tanta gente a evitar essas armadilhas (para o bolso e para a saúde) foi, mesmo, uma vitória!


Empreendimento do ano: Loja Panelinha


Ainda em janeiro, entrou no ar a Loja Panelinha, em parceria com a Amazon. Além das peças do Acervo Panelinha e de todos os meus livros, a loja traz curadoria feita por mim e pela minha equipe de utenlísios de cozinha e de mesa. Ou seja, só tem produto que funciona!


Durante o ano, a loja cresceu um monte, ganhou novas seções e, pelo visto, virou parada obrigatória para os presentes de Natal!


Boa notícia do ano: Cozinha Prática todo dia


Cuidado com a onça que ela avonça (risos!). O Cozinha Prática 2019 estreou em março com episódios diários no horário nobre. Passamos de um encontro semanal para encontros todos os dias da semana, sempre às nove da noite! Com mais tempo juntinhos, deu para variar o cardápio. Com isso, ao longo do ano, pude mostrar comida de verdade para todas as ocasiões. Foram 60 episódios, 145 novas receitas – e você me viu cortar 52 cebolas e meia!

Às segundas, virou compromisso cozinhar junto o jantar! E já está confirmadíssimo que os encontros vão continuar diários em 2020 – com novos episódios de Tempo Real e muitas outras novidades. Mas isso é assunto para o ano que vem!

Bandeira do ano: homens na cozinha

Durante o primeiro semestre, dediquei o Cozinha Prática das quintas-feiras ao assunto homens na cozinha. Era um episódio mais longo, em que dava para ter mais conversa, além, claro, das receitas. Foi uma maneira de mostrar na prática como funciona esse negócio de divisão de tarefas.


No Brasil, a responsabilidade pela alimentação ainda é majoritariamente da mulher. E isso precisa mudar


Os convidados tinham perfil culinário bem diferentes. Do experiente chef Rodrigo Oliveira ao apresentador Tadeu Schmidt, que mal sabia fritar ovo. A ideia era incentivar os homens a encararem o preparo das refeições do dia a dia. Foi muito legal. A frase que resume a importância dessa iniciativa foi do Thiago Abravanel. Estava ensinando o cantor a preparar arroz e feijão e ele disse: ninguém nunca parou para me ensinar essas coisas!

RECEITA DO ANO: CLIQUE PARA DESCOBRIR

Lançamentos do ano: Têxteis, mais louças e e-books

Linha têxtil do Acervo Panelinha

A linha com toalha de mesa, caminho de mesa, jogo americano, guardanapos e porta-guardanapos chegou à nossa loja em 12 de abril. Em menos de uma hora esgotou tudo!

Conheça a linha têxtil


+ Louças Acervo Panelinha

Em agosto, lançamos pratos rasos, fundos, de sobremesa, cumbucas e canecas em todas as cores da Coleção Especiarias do Acervo Panelinha. Assim todo mundo pode montar seu mix and match. Está sendo um sucesso!

CONHEÇA A COLEÇÃO ESPECIARIAS


Ebooks!

Em abril deste ano comecei a lançar meus livros em versão e-book! Assim quem mora fora do país – ou não tem muito espaço em casa – pode comprar. Panelinha, Cozinha de Estar, Cozinha Prática, O Que Tem na Geladeira?, Cozinha de Bebê e Cozinha a Quatro Mãos estão disponíveis no formato.


Seguidor do ano: conheça o novo prêmio


KKKKKKKK do ano: Cozinha Prática Hits de Verão

Quem não se divertiu com as dublagens (com direito a participação especial da Maria Rita) é porque não sabe rir de à toa – ou rir de si mesmo! Além de receitas incríveis, a gente começou o ano com uma temporada do Cozinha Prática que entrou para a história!


Visitas do ano: Alice Waters e Marion Nestle


Alice Waters

Marion Nestle

Ufa! Foram quase 200 novas receitas publicadas no site – ou seja, dia sim, dia não, receita nova no ar.

Ah, e sim, teve o Ilan na TV. Ele foi um dos convidados da temporada homens na cozinha e depois voltou num dia de preguiça total, para me ajudar a mostrar que na hora da preguiça a melhor estratégia é cozinha a quatro mãos.