Rita, Help! Salada e macarrão

Rita, Help! Salada e macarrão
Compartilhe

Por Rita Lobo - 23 de junho de 2020


Durante a quarentena, muita gente reclamou nas redes sociais que estava engordando. Mas, curiosamente, entre os seguidores do Panelinha, teve um montão de relatos de pessoas que resgataram o hábito de comer arroz com feijão todos os dias no almoço e acabaram até perdendo peso.


No entanto, seja por falta de experiência, seja por falta de tempo (ou porque o planejamento furou numa semana, o que é normal), às vezes não sai pê-efe na hora do almoço.


Nos próximos episódios de Rita, Help! Me ensina a cozinhar na quarentena! no ar no GNT e no canal Panelinha no YouTube, vamos falar de refeições que não têm nem arroz nem feijão no prato.

VEJA TUDO SOBRE A SÉRIE

Mas em todas elas, os conceitos de alimentação saudável estão presentes e garantem que a alimentação continue balanceada. Vai ter até conversa com o professor Carlos Monteiro, o coordenador do Nupens (Núcleo de Pesquisa Epidemiológica em Nutrição e Saúde) e organizador do Guia Alimentar para a População Brasileira! Não dá para perder.


Em uma sequência, vamos usar a estrutura do pê-efe para montar uma salada que vale por uma refeição. Um episódio sob medida para quem gosta de comer uma saladona.


Vamos cobrir três assuntos:

  1. Como assar legumes - além de deixar tudo delicioso, assar é um método que não exige nenhum esforço. Você só tem que cortar os alimentos, temperar e mandar pro forno.
  2. Salada que vale por um pê-efe - às vezes, você simplesmente não está a fim de preparar um pê-efe, certo? Pode usar a estrutura dele para preparar um saladão. Vamos relembrar os grupos de alimentos que formam o prato feito balanceado.
  3. Como deixar a salada de folhas mais gostosa - as folhas lavadas e bem secas (isso é um dos segredos) ficam mais gostosas com molhos caprichados. Vou mostrar algumas ideias e você vai ver que a salada pode ser mais prática.

Na outra, o tema é um queridinho da quarentena: o macarrão. Muita gente começou a quarentena arrepiando nas massas. O preparo é mesmo muito prático. Mas comer macarrão na manteiga todo dia não dá certo. Então vamos mergulhar no assunto, para deixar esse macarrão bem feitinho e mais saudável.

Os temas se dividem assim

  1. O guia do macarrão - é hoje que eu acabo com as suas dúvidas. E mesmo quem já domina as panelas vai aprender uma dica ou outra. A receita do dia é um incrível macarrão com manteiga, limão, parmesão e manjericão.
  2. Mais hortaliças na massa - com escarola e tomatinhos refogados, a massa ainda ganha um banho de azeite bem perfumado com alho. Fica deliciosa e, com a lógica das duas hortaliças, mais saudável.
  3. Como aproveitar a sobra de macarrão - o aguardado episódio da fritata de espaguete! A sobra de massa cozida se transforma num jantar para lá de esperto! Quem assina a newsletter sabe do que estou falando! Não assina? É de graça! Assine aqui.

Dois episódios vão ao ar nesta terça (23) no canal GNT às 21h30. E todo dia tem estreia no canal Panelinha no YouTube. Aproveite para se inscrever e ativar as notificações!