Refeição deliciosa, prática e elegante: sardinha com tomate assado e purê de batata com ervas

Refeição deliciosa, prática e elegante: sardinha com tomate assado e purê de batata com ervas
Compartilhe

Por Rita Lobo - 14 de setembro de 2022


Basta conhecer algumas técnicas básicas de culinária e saber combinar os alimentos para que as refeições fiquem muito mais saborosas e elegantes, ainda que os ingredientes usados sejam os mais básicosTudo de bom: refeição deliciosa, prática e elegante

Sardinha e batatas, por exemplo, podem se transformar em um preparo incrível: sardinha fresca, temperada com alcaparra, limão e alho. E ela ainda vai pra assadeira acompanhada de tomates. Pra completar o prato, purê de batata com ervas.
A sardinha fica meia hora no forno e é servida com o molho que se formou durante o cozimento

RECEITA: SARDINHA COM LIMÃO-SICILIANO E TOMATE ASSADO

O peixe mais popular da feira é temperado com uma pasta de alcaparras e alho, e enrolado sobre uma fatia de limão-siciliano, que, junto com uma folha de louro, perfuma a preparação. A sardinha vai pro forno com tomatinhos e muito azeite.
Purê de batata leva azeite perfumado com alho e ervas

RECEITA: PURÊ DE BATATAS COM ERVAS

Nesta versão de purê não vai leite nem manteiga. É a água do cozimento que dá o ponto. E o toque final fica por conta do azeite, perfumado com alho e ervas. Diferente e prático.

Os pratos desta refeição especial vão se transformar em uma marmita cinco estrelas!


Marmita de chef!
Adriano de Laurentiis, que é chef do restaurante Cais, especializado em peixes e frutos do mar, assumiu a cozinha para transformar o prato principal em uma refeição com sabor completamente diferente, e que funcione em formato de marmita - precisa resistir a umas horinhas na sacola térmica e que não se abale no transporte.
Adriano de Laurentiis usou as sobras do prato principal para criar uma deliciosa marmita de chef

E sabe qual foi a criação do chef? Sardinha escabeche com pão de batata. Uma delícia!

RECEITA: SARDINHA ESCABECHE COM PÃO DE BATATA

Sobras planejadas!
As sobras planejadas da sardinha ainda vão virar uma nova preparação. É a releitura de uma receita clássica: macarrão à putanesca que vai ser feito com a sardinha assada em vez de aliche.
O clássico molho italiano em uma versão com sardinhas frescas

RECEITA: MACARRÃO À PUTANESCA DE SARDINHA ASSADA

E sabe o melhor? Quando as sobras planejadas estão no jeito, a preparação fica pronta em minutos. Você prepara uma refeição para dois com cara de restaurante e nem precisa fazer isso do zero.

***
O Cozinha Prática vai ao ar diariamente às 20h45 no GNT.