Banner do Blog

Marmita de chef: torta de polenta com ragu, por Tássia Magalhães

Imagem do post

A chef Tássia Magalhães, do restaurante Nelita, é craque nas receitas italianas. Quando decidi fazer um episódio com uma versão pá-pum de ragu e serví-lo com polenta, eu pensei nela na ho-ra! E a convidei pra transformar as sobras em uma marmita de chef.

E até fui generosa com ela (risos). Na geladeira do estúdio, além de uma beterraba, coloquei creme de leite e queijo parmesão. Ela buscou inspiração numa receita de massa que preparava anos atrás e criou uma tortinha, com jeitão de quiche.

 

COZINHA PRÁTICA: MARMITA DE CHEF!

 

Olha, ficou incrível: ela misturou a polenta e o ragu para formar o recheio. Então, fez uma massa que derrete na boca e ainda cobriu com uma misturinha de creme de leite e queijo para dar aquele gratinado. Para equilibrar os sabores, a beterraba virou uma salada bem refrescante com um toque surpreendente de creme de leite. Marmita de chef aprovadíssima, Tássia!

Torta de polenta com ragu


Rende 3 porções

Tempo de preparo: 5 minutos + 1 hora na geladeira + 25 minutos no forno


PARA A MASSA


100 g de farinha de trigo (cerca de ⅔ de xícara [chá])

50 g de manteiga gelada cortada em cubos

2 colheres (chá) de água gelada

sal a gosto

 

  1. Numa tigela, misture a farinha com uma pitada de sal. Adicione a manteiga e amasse com a ponta dos dedos até formar uma farofa com textura de areia molhada. Regue com a água gelada aos poucos, de colher em colher, até formar uma massa lisa. 
  2. Modele a massa numa bola e achate levemente; embale com filme e leve à geladeira para que firme por pelo menos 1 hora. 

PARA O RECHEIO E A MONTAGEM


1 xícara (chá) de polenta pronta fria

¼ de xícara (chá) de ragu de frigideira

1 ovo

½ xícara (chá) de creme de leite (fresco ou em lata com o soro)

2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

3 colheres (sopa) de água 

1 colher (sopa) de salsinha picada 

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

farinha de trigo para polvilhar a bancada

 

  1. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). 
  2. Coloque a polenta numa panela, adicione a água e leve ao fogo baixo, mexendo com uma espátula por cerca de 2 minutos, até que amoleça. Misture o ragu e reserve.
  3. Em uma tigela, quebre o ovo, junte o creme de leite e 2 colheres (chá) de água e misture bem com um garfo. Tempere com sal e pimenta.
  4. Divida a massa da torta em 3 porções. Polvilhe a bancada com farinha e, com o rolo, abra cada porção em um disco grande o suficiente para cobrir o fundo e as laterais de um ramequim com 9 cm de diâmetro e 5 cm de altura. Pressione os discos delicadamente com a ponta dos dedos para fixar a massa no ramequim. 
  5. Para a montagem: recheie os ramequins com a polenta amolecida com ragu e um pouco da salsinha picada, então cubra com a mistura de ovo e creme de leite. Polvilhe as porções com o queijo parmesão ralado e leve ao forno para que assem por cerca de 25 minutos, ou até que estufem e dourem. Enquanto isso, prepare a salada de beterraba.
  6. Retire as tortinhas do forno; sirva a seguir ou deixe que esfriem completamente antes de embalar para levar como marmita.

 

PARA A SALADA


1 beterraba grande

caldo de 1 limão

2 colheres (sopa) de creme de leite (fresco ou em lata)

1 colher (chá) de mel

azeite a gosto

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto 

 

  1. Descasque e corte a beterraba ao meio. Passe cada metade pelo fatiador de legumes (ou mandolim) para fazer meias-luas finas (se preferir, fatie fino com a faca). 
  2. Numa tigela, misture o caldo de limão com o creme de leite, o mel, sal e pimenta a gosto. Adicione o molho à beterraba fatiada e mexa bem. Finalize com um fio de azeite. Sirva a seguir ou guarde na geladeira, num pote fechado, para poder levar como marmita.