#VozesNegrasImportam: Bruna Crioula

#VozesNegrasImportam: Bruna Crioula
Compartilhe

Por Rita Lobo - 14 de agosto de 2020


Conheça a @brunacrioula, que, com sua sócia @betinaaleixo, fundou a @crioulacuradoria, uma boa referência para quem se interessa pelas chamadas pancs, as plantas alimentícias não-convencionais. Siga e conheça o trabalho da Bruna e da Betina.

CONHEÇA TODOS OS CONVIDADOS DE VOZES NEGRAS IMPORTAM

"Alimentação é um padrão ecológico e universal: nós comemos e somos alimento desta terra de onde viemos e para onde retornaremos. A partir disso, a Crioula | Curadoria Alimentar - @crioulacuraria trabalha com o conceito de uma alimentação que faça bem para as pessoas e o planeta, buscando soluções ecológicas nos diferentes sistemas alimentares: da semente ao prato - da produção ao consumo - do campo à cidade. A Crioula é um empreendimento social, fruto de vivências pessoais, profissionais e espirituais que tive desde os 16 anos de idade quando entendi que o sentido da minha vida era comunitário, coletivo e solidário. Sou uma mulher negra, com 29 anos completos, graduada em nutrição, especialista em plantas alimentícias não-convencionais (PANC) e apaixonada por antropologia da alimentação. Mas essa é só uma parte de mim, Bruna Crioula (@brunacrioula). Bruna sou eu e Crioula é meu alter ego. Há dois anos, toco a Crioula com minha amiga e sócia Betina Aleixo (@betinaaleixo), também mulher negra, designer e comunicadora ecológica, culinarista e ativista ambiental. Ela mora em Porto Alegre, já trabalhou em algumas agências de comunicação e integrou durante três anos a equipe da Semana Lixo Zero de Porto Alegre.


Juntas, somamos conhecimentos em nutrição, antropologia da alimentação, estudo das PANC, comunicação publicitária e popular, práticas ecológicas e a trajetória de participação de iniciativas socioambientais, e conferimos à Crioula | Curadoria Alimentar qualidade ímpar para a transmitir conhecimentos e práticas ecológicas, em conteúdo, estética e estratégias, além de gerar uma rede de seguidores e parceiros com forte poder de tração. Crioula é radicalmente coletivista, ecossocialista, humanitária. E nós vemos a necessidade desse conteúdo ecológico circular dentro dos nossos recortes pretos e periféricos, onde geralmente se associa à escassez. Mas nós somos potência. Nós somos semente. E estamos crescendo."


No perfil do @Panelinha_RitaLobo, a @brunacrioula deu uma dica para aproveitar as hortaliças ao máximo.

"Caldo é uma coisa dos deuses! É uma mágica que acontece na água quando misturamos os legumes para extrair os seus sabores, cores e nutrientes. E depois, você ainda usa essa preparação para cozinhar e aumentar mais ainda a complexidade de sabor e riqueza de nutrientes.

Mas a gente vai trazer a dica de preparação de caldo, dentro do conceito de alimentação ecológica com o "uso integral de alimentos":


Ao preparar uma refeição, via de regra, descartamos alguma parte dos alimentos que utilizamos: folhas, sementes, talos, cascas… Certo? Usualmente se prepara o caldo com as partes convencionais dos alimentos, mas recomendamos que você faça o teste de preparar somente com as aparas + temperos. Além de ser uma experiência interessante para notar como são ricas todas essas partes que geralmente desprezamos, é uma forma de usar os alimentos de forma integral.


A dica é guardar uma boa quantidade de aparas. Como? Sabe aquela cebola que você usou pra fazer o almoço? Guarde as cascas e o tampo da cebola em um saco ou pote no freezer. Vai picar salsinha no preparo do jantar? Guarde os talos junto das cascas de cebola do almoço. Quando tiver uma boa quantidade, coloque tudo em uma panela grande com vários litros de água e deixe fervendo em fogo baixo. Coloque alguns temperos da sua preferência, mas não adicione sal. O caldo é pra ser neutro :)


O tempo é primordial. Assim que levantar fervura, abaixe o fogo e deixe ferver por pelo menos 2h.


Depois que a mágica aconteceu, é só esperar esfriar e coar o caldo, espremendo bem os alimentos da panela para aproveitar tudo o que eles têm a oferecer.


Vai render litros de caldo. E você pode congelar porcionando em quantidades menores para quando for cozinhar: em vez de água, você usa o caldo. <3"