#VozesNegrasImportam: Carmem Virgínia

#VozesNegrasImportam: Carmem Virgínia
Compartilhe

Por Rita Lobo - 23 de outubro de 2020


A convidada de hoje é a @CarmemVirginia. Pode ser que você a conheça da TV, mas já ouviu a história dela? No @Panelinha_RitaLobo, veja receitas da comida de tabuleiro.

"Esses são Paquito, Nega e Igor. Sou Nega, a menina do meio, com 10 anos. Cresci numa casa de dois quartos com mais nove pessoas. Fui criada por minha avó, Dona Edna, grande cozinheira. Aos 7 anos, tive a experiência que me marcou pra vida: o encontro com o orixá Xangô, que me escolheu como Iyabassé.

Aos 14 anos, comecei a iniciação. Os saberes para assumir a cozinha sagrada são passados a seu tempo. Foram mais de 10 anos: casei, tive filhos e continuei no terreiro. As festas do Candomblé têm muita comida e foi aí que minha religião cruzou com o trabalho. Eu adorava fazer as comidas sagradas. Na época, era vendedora de planos de saúde (campeã de vendas, aliás!), mas sempre ouvia que deveria abrir um restaurante.

Um diagnóstico de depressão levou à decisão. Larguei as vendas e entrei na faculdade de gastronomia: fui estudar para abrir um restaurante de cozinha dos orixás.

Primeira mulher negra de candomblé a cursar gastronomia no meu Estado, fui a primeira aluna a pedir para trocar o chapéu de chef pelo turbante. Ao trazer a comida de orixá para o espaço acadêmico fui pioneira na defesa da real origem de comidas que eram definidas apenas como "afro-brasileira", eliminando os orixás de sua história.

Hoje, realizo a feira gastronômica e musical Tabuleiro das Iyabas, onde faço trabalho social e uso a culinária e a cultura negra como ferramenta para incluir negros e negras no mercado de trabalho.

Sou jurada dos programas Cozinheiros em Ação no GNT e Famílias Frente a Frente no SBT, embaixadora do turismo da cidade do Recife e dona do Restaurante Altar - Cozinha Ancestral, que fundei em 2014 com R$ 15 mil!

Apesar de ter ido tão longe, não tem um dia em que não tenha que provar que sou capaz de estar nos lugares. O racismo estrutural fere e tira a capacidade de ver que já fizemos muito! Sou Carmem Virgínia."

Iyabassé – Mulher consagrada a executar o banquete e oferendas aos orixás. Mulher determinada a aprender os saberes e segredos da cozinha do terreiro.

Iyabás – Nomenclatura usada na determinação do feminino dos orixás.

Essa é a receita mais importante de minha vida: foi com ela que comecei minha vida profissional. E é comida da orixá Iansã.


Vatapá
300 g de camarão seco
1 kg de pão
350 ml de leite coco grosso
500 ml de leite
150 ml de caldo de camarão
150 g de xerém de castanha-de-caju
100 g de xerém de amendoim
50 ml de azeite de oliva
100 ml de azeite de dendê
40 g de coentro picado
40 g de cebolinha picada
30 g de gengibre ralado
1 pimenta de cheiro picada
1 pimenta malagueta picada
2 dentes de alho
150 g de cebola roxa em cubinhos
60 g de pimentão amarelo em cubinhos
60 g de pimentão vermelho em cubinhos
60 g de pimentão verde em cubinhos
Sal a gosto


Bata no liquidificador o pão, o leite, o caldo de camarão, o camarão seco e os pimentões; reserve. Em uma panela, doure a cebola em azeite de oliva, adicione o alho macerado e refogue bem. Em seguida, despeje o creme do pão, o leite de coco, o amendoim, a castanha, o gengibre e as pimentas. Mexa até virar um creme. Cozinhe até soltar do fundo da panela e acerte o sal. Misture o coentro, a cebolinha e o azeite de dendê!

Acarajé
½ kg de feijão fradinho
1 litro de azeite de dendê
Sal a gosto
150 g de cebola picada

No liquidificador, no botão pulsar, vá quebrando o feijão fradinho aos poucos. Numa bacia com água, coloque o feijão e, com as mãos, solte as cascas e retire-as com a peneira. Em um moinho, liquidificador ou processador, bata o feijão sem casca até formar uma massa. Acrescente a cebola, o sal e continue a bater. Aqueça frigideira ou tacho com azeite de dendê para cobrir os acarajés. Os bolinhos devem ser feitos com uma colher. Frite em azeite bem quente e vire uma única vez.

Molho lambão
150 g de tomate em cubinhos
100 g de cebola em cubinhos
1 molho de coentro e cebolinha picados
Pimenta a malagueta e de cheiro a gosto
Azeite de oliva e sal a gosto

Misture todos os ingredientes e pronto"