Vozes negras importam: Maristella Sodré

Vozes negras importam: Maristella Sodré
Compartilhe

Por Rita Lobo - 25 de setembro de 2020


Conheça a @maristellasodrechef, especialista no aproveitamento total dos ingredientes. Além de tocar um buffet com este tema e dar aulas, ela apresenta uma série sobre o assunto no canal da @gastromotiva no YouTube. E no fim do posst ela ensina uma receita com casca de banana, confira lá!

"Meu nome é Maristella Sodré, sou chef de cozinha, formada em gastronomia social e meu foco é o do aproveitamento integral dos alimentos. Tenho um buffet de comida para festas e eventos com cardápio totalmente sustentável: a ideia é mostrar, na prática, a importância de aproveitar os ingredientes em sua totalidade.

Sou ex-aluna e, hoje, uma das professoras da Gastromotiva, uma instituição co-criadora da gastronomia social. Sou professora também de outras ONGs e trabalho com a população nas comunidades enfatizando a importância de não desperdiçar. Aproveitar o alimento na sua totalidade beneficia a saúde e o futuro do planeta.

Ministro palestras e workshops sobre gastronomia sustentável e sou uma das apresentadoras da websérie "Comida que Transforma", disponível no canal da Gastromotiva no YouTube. Na série, recebemos convidados e abordamos diversos temas, como desperdício de alimentos, empreendedorismo e história da gastronomia. Além disso, claro, mostramos receitas para o aproveitamento total dos ingredientes. Por fim, produzo conteúdo para o curso de ensino à distância de gastronomia da Faculdade Estácio de Sá. No meu perfil @maristellasodrechef você pode acompanhar um pouco de tudo o que faço."

"A receita abaixo é de minha autoria e é uma ideia de aproveitamento total de uma das frutas mais desperdiçadas do mundo: a banana. A casca da banana é muito rica em nutrientes e podemos aproveitá-la melhor em nossa alimentação!

Caponata de Casca de Banana com Berinjela:

Ingredientes:

1 berinjela;

6 cascas de bananas grandes;

25 g de passa de uva preta;

25 g de passa de uva branca;

Conhaque ou vinho (para marinar as passas);

1/2 cebola grande;

1 tomate picado;

2 talos de aipo;

50 g de azeitonas pretas;

50 g de azeitonas verdes;

Azeite;

Sal e pimenta;

Vinagre de vinho tinto ou vinagre balsâmico;

20 g de açúcar.

Primeiro passo: separe as cascas de banana, retire a parte branca de dentro da casca, corte-as em brunoise e marine com vinagre balsâmico por cerca de 15 minutos.

Segundo passo: hidrate as uvas passas no conhaque e reserve.

Modo de preparo:

1. Em uma panela em fogo baixo, refogue a cebola no azeite;

2. Adicione a berinjela bem cortadinha, os talos de aipo e a casca de banana;

3. Refogue por aproximadamente 3 minutos e adicione o restante dos ingredientes;

4. Deixe cozinhar mais 2 minutos em fogo médio, desligue e finalize com bastante azeite.

Para a montagem do prato, toste algumas lascas amêndoas e polvilhe por cima."