#VozesNegrasImportam: Priscila Novaes

#VozesNegrasImportam: Priscila Novaes
Compartilhe

Por Rita Lobo - 08 de agosto de 2020


A @KitandaDasMinas é um afrobuffet que traz para o primeiro plano a culinária afro-brasileira com referências africanas, em especial da cozinha angolana. Por trás dessa iniciativa está a chef e empresária Priscila Novaes, que você conhece aqui hoje. Ela mostra também a receita de um clássico da comida de rua de Salvador (aliás, quem aí já viu o episódio dedicado à capital baiana na série Street Food América Latina?)

CONHEÇA TODOS OS CONVIDADOS DE VOZES NEGRAS IMPORTAM

"Meu nome é Priscila Novaes, sou chef e empresária na @KitandaDasMinas. A culinária sempre foi minha paixão. Filha de pai baiano e mãe mineira, sempre tivemos a cozinha como lugar de encontros e reuniões cercados de muito sabor e afeto.

Tenho formação técnica em cozinha e panificação. Durante meus estudos, senti a ausência da culinária africana e afro-brasileira. Fui investigar e assim me tornei pesquisadora e escritora. Publiquei meu primeiro livro por meio do Coletivo Mulheres de Orí (instituto de que sou fundadora). O livro “Ajeum, o Sabor das Deusas” é uma reunião de artigos. Nele descrevo a trajetória de vida de mulheres negras que utilizam a gastronomia como estratégia de autonomia econômica, como as quitandeiras, mulheres de tabuleiros e baianas de acarajé. Me reconheço como herdeira desses saberes culinários que ultrapassam cozinhas e gerações.

Em 2017, a @KitandaDasMinas se tornou um negócio de impacto social com objetivo de formar e inserir mulheres negras no mercado gastronômico. Somos o primeiro serviço de alimentação da cidade de São Paulo a se intitular como Afrobuffet e nos (re)conhecer dessa forma foi um grande avanço. Hoje tocamos nosso delivery que carrega sabores afro-brasileiros e referências africanas, principalmente da cozinha angolana. Além de sabor e afeto, em nossa cozinha você sempre encontrará um bom azeite de dendê, camarão defumado, feijão de corda, leite de coco, amendoim, castanhas e, como não poderia faltar, aquele delicioso acarajé.

Em breve, tem livro novo saindo quentinho do forno e ele estará repleto de receitas!"

Bolinho de estudante

"Amo bolinho de estudante! Além de ser delicioso e super fácil de fazer, ele vem cheio de histórias, sendo um dos doces de tabuleiro mais apreciados na cidade de Salvador. Você pode servir como sobremesa acompanhado de um sorvete ou no chá da tarde naquele dia de frio.


Ingredientes

2 xícaras de chá de leite quente

2 xícaras de tapioca granulada

1⁄2 xícara de açúcar

1 xícara de coco ralado (preferencialmente fresco)

2 xícaras de chá de leite de coco

1 pitada de sal

Óleo para fritar

Canela em pó e açúcar para polvilhar

Anis-estrelado e noz-moscada a gosto (para o leite)

Modo de preparo

- Ferva o leite com o anis estrelado e a noz-moscada

- Acrescente o açúcar, o sal, o leite de coco, o coco ralado e por último a tapioca granulada.

- Deixe descansar por aproximadamente 30 minutos ou até a tapioca absorver todo o líquido.

- Modele os bolinhos e frite por imersão (o óleo deve cobrir os bolinhos).

- Deixe dourar, transfira para papel absorvente e polvilhe açúcar e canela."