#VozesNegrasImportam: Tania Borges

#VozesNegrasImportam: Tania Borges
Compartilhe

Por Rita Lobo - 13 de novembro de 2020


Que honra ter aqui, e compartilhar com vocês, o mundo encantando da Tania Borges, mineira que aprendeu a cozinhar com a avó e hoje transformou a vocação em estudo e profissão. Bem-vinda, Tania! No @panelinha_ritalobo tem a receita dela de broa de liquidificador.

"Sou a Tania Borges Romagnoli, tenho 29 anos, sou mineira apaixonada pela nossa gastronomia. Filha de mãe solo, cresci no mundo encantado da cozinha da Dona Maria Gorda, minha avó materna. Ela era quitandeira de mão cheia. Na cozinha da vó Gorda sempre tinha um batalhão de mulheres pretas operando aquela loucura movida à lenha, numa produção insana.

Foi naquela humilde casa do interior de Minas Gerais que fiz meu primeiro bolo sozinha, aos 5 anos de idade. Não me sai da memória aquele bolo redondo decorado com a couve que era pro almoço e a vovó dizendo: 'Vai que você está fazendo moda! Cozinha é criação e aqui, minha filha, você pode ser e fazer o que quiser...' E nunca mais parei.

Sou graduada em marketing, trabalhei muitos anos como modelo até entender que não tinha mais como correr da minha vocação, que era viver dentro de uma cozinha. Foi então que decidi fazer faculdade de gastronomia.

Hoje, a menos de um semestre para o fim do curso, atuo no setor de criação da @br.cozinha e uso minhas redes sociais para explicar e descomplicar a gastronomia na tentativa de mostrar que todos podem fazer uma comida boa.

Pratico a cozinha afetiva, que desperta a memória e deixa aquele sabor de quero mais."


Broa de liquidificador

1 copo americano de fubá (150g)
2 ovos
2 copos farinha de trigo (300g)
1/2 copo de óleo de soja (75ml)
1 copo de leite integral (150ml )
2 copos de açúcar cristal (300g)
2 colheres de fermento químico em pó (30g)


Modo de preparo:

1. Em um liquidificador coloque todos os líquidos ( óleo a açúcar e o leite) processe acrescente o fubá e a farinha de trigo bata novamente, coloque o fermento em pó e bata levemente. Deixe descansar 5 minutos.

2. Unte uma assadeira com óleo e farinha de trigo,coloque a massa e leve ao forno pré aquecido a 180°c durante 30 minutos, é primordial que você não abra o forno nos primeiros 20 minutos para a sua broa não sola.

3. Confira o ponto com um palito de dente, finque no bolo o mesmo se sair limpinho e o seu bolo estiver dourado, ele estará pronto. Essa broa é uma delícia acompanhada de um café coado na hora.

Musse de chocolate
1 lata de leite condensado
4 colheres de cacau em pó ou chocolate acima de 60% cacau em pó
1 colher de manteiga
1 lata de creme de leite.


1. Numa panela fria coloque o leite condensado e o cacau em pó/chocolate e mexa até eles se unificarem, acrescente a manteiga, leve ao fogo até dar o ponto de brigadeiro de colher (aproximadamente 8 minutos mexendo em fogo médio).

2. Coloque no prato, leve a geladeira e deixe refrigerar até que fique bem frio.

3. Em uma batedeira, coloque o creme de leite, e o brigadeiro frio deixe bater por 20 minutos e está pronto para servir. Se preferir, polvilhe chocolate ou cacau em pó.