#VozesNegrasImportam: Aline Chermoula

#VozesNegrasImportam: Aline Chermoula
Compartilhe

Por Rita Lobo - 03 de julho de 2020


A partir de hoje, toda semana vou indicar no meu perfil no Instagram uma pessoa negra para você conhecer e seguir. E no perfil @Panelinha_RitaLobo no Instagram, você vai ver as dicas e sugestões práticas de cada um dos meus convidados para você usar na sua cozinha.

CONHEÇA TODOS OS CONVIDADOS DE VOZES NEGRAS IMPORTAM

Esta é a Aline Chermoula. Ela é pesquisadora da cozinha afro-americana e idealizadora da @chermoulaculinaria. Olha que lindo o jeito que ela resume seu propósito: "Minha luta é pela valorização do trabalho da mulher negra cozinheira, que alimenta muito e é reconhecida por poucos." Não deixe de seguir: @alinechermoula.

"Estou muito feliz em receber o convite de Rita Lobo e mostrar meu trabalho por aqui. A culinária da Diáspora Africana pelas Américas é encantadora. Você vai adorar!

Bem-vindes, meu povo!

Há 20 anos trabalho em cozinhas profissionais, sou formada em gastronomia e há 4 anos idealizei meu projeto, lançando a minha marca, a @chermoulaculinaria. O objetivo é praticar a culinária com que me identifico e promover conhecimento cultural culinário sobre as comidas africanas.

Hoje trabalho com a culinária que defino como Diáspora Africana pelas Américas, uma comida cheia de temperos e sabores, que tem como base ingredientes que vieram de África, numa apresentação bonita e convidativa.

Minha culinária se define pelo uso de ingredientes como a banana-da-terra, o tamarindo, a abóbora, o quiabo, o amendoim, o azeite de dendê, os feijões variados, o milho e muito tempero e especiarias.

São pratos como ropa vieja, cachupa, jambalaya, gumbo, muamba… cada um com seu encanto e sabor ancestral.
Minha luta é pela valorização do trabalho da mulher negra cozinheira, que alimenta muito e é reconhecida por poucos.

No meu feed você encontra receitas triviais, como o pudim perfeito, ou pães para fazer nesses tempos de quarentena, e também pode acompanhar minha rotina de vida e trabalho pelos stories.

Para compartilhar no @Panelinha_RitaLobo, escolhi um docinho africano que pouca gente conhece [veja abaixo]. Acho que você vai curtir!

Se desejar se apresente também aqui nos comentários! Quero conhecer você! ??‍♀️"

Saiba mais:
Site: www.chermoula.com.br
Perfil: @alinechermoula
Gratidão e seguimos conectados!

A @alinechermoula compartilhou com a gente a receita do Docinho Africano:


INGREDIENTES

2 pães amanhecidos
3 colheres (sopa) de leite
Chocolate em pó a gosto
Amendoim ou amêndoa picada a gosto
6 ovos
125 g de manteiga
250 g de coco ralado
500 g de açúcar


Modo de preparo

1. Coloque o pão de molho em leite, não muito leite para a massa não ficar muito mole, vá acrescentando até o pão ficar ensopado.

2. Acrescente os ovos, o chocolate, o amendoim, o coco, o açúcar e a manteiga, amasse tudo muito bem com as mãos até ficar uma pasta homogênea sem pedaços de pão inteiros.

3. Em seguida numa panela leve essa massa ao fogo baixo, mexendo de vez em quando. Quando soltar da panela, está pronta.

4. Espere esfriar um pouco e, com as mãos untadas em óleo, forme bolinhas.

5. Passe as bolinhas em coco ralado e sirva em forminhas de papel frisado. Se deixa algumas horas na geladeira fica melhor. Dica: A pasta não pode ficar nem muito mole nem muito dura.