Vozes negras importam: Ju Brasil

Vozes negras importam: Ju Brasil
Compartilhe

Por Rita Lobo - 04 de setembro de 2020


Hoje, por aqui, você conhece a cozinha da Ayo Gastronomia (siga aqui: @ayo.gastronomia), projeto da cozinheira Ju Brasil. Veja também a receita que compartilhou com a gente ).

CONHEÇA TODOS OS CONVIDADOS DE VOZES NEGRAS IMPORTAM


"Ayos! Ju Brasil aqui! Sou a Cozinheira e idealizadora do projeto @ayo.gastronomia. Nosso espaço está localizado em Vila Isabel, na cidade do Rio de Janeiro.


Ayo vem do yorùbá e significa alegria, prazer, satisfação. É o que define nossas criações, nossos espaços e nossos objetivos. Pois não há alegria maior para a cozinheira do que ver a mesa farta e todo o povo alimentado.


A proposta principal da nossa cozinha é o estudo e a elaboração de receitas com ingredientes afro-brasileiros, demonstrando ao público como a afro-brasilidade está diretamente ligada à construção da base alimentar da população brasileira.


O objetivo é descentralizar a cozinha, desconstruir a ideia unilateral e colonizadora, que desvaloriza tecnologias e paladares negros e indígenas em relação aos europeus. E, certamente, não podemos negar que as mulheres negras e suas culturas estão à frente de muito

do que consumimos até hoje. Esta é uma maneira de reivindicar nosso devido reconhecimento.


Ao longo do último ano, me dediquei aos Afro Pães. Pães preparados com ingredientes afro-brasileiros, resultado de muita pesquisa em torno dos alimentos consumidos nos terreiros e em diferentes culturas africanas. Dando origem também à minha própria base de Pasta de Amendoim com Cacau e Canela, que pode ser consumida com os Afro Pães, carnes, legumes e frutas. Uma aventura e tanto.


Atualmente, estamos em processo de reelaboração do cardápio, agregando ainda mais sabor e história aos nossos fazeres, contemplando paladares diversos e reafirmando que nossos passos vêm de longe.


Acompanhe nosso trabalho para saber mais sobre o que está por vir!"

A Ju Brasil compartilhou com a gente uma receita de doce de banana com merengue


"Essa receita foi pensada com o intuito de destacar a banana que, com sua diversidade e versatilidade, possibilita a elaboração de receitas muito ricas. Além de ser um alimento nutritivo e que pode ser usado em todos os estágios de maturação, desde as verdes até as supermaduras, a banana está presente na base alimentar de muitas famílias,

no vasto território brasileiro. É também mais um alimento que destaca nossa conexão com a África: há muitos séculos, esse fruto é cultivado e consumido no Egito, por exemplo. Além dos frutos, o coração e seu palmito também podem ser consumidos. As folhas são utilizadas

para técnicas de cozimento e artesanato. Sendo também a bananeira grande aliada para a purificação da água subterrânea.

Nossa comida tem história.

Axé!


Doce de banana com merengue ao forno (rende 2 porções)


Por Ju Brasil


Ingredientes


Doce:

2 bananas pratas médias cortadas em rodelas

2 1⁄2 colheres de sopa de açúcar mascavo

1⁄2 xícara de chá de água

Canela em rama

1 colher de sopa de cachaça ou outra bebida alcoólica de sua preferência


Merengue:

4 claras geladas

1 xícara de chá de açúcar refinado

sumo de 1 limão

1⁄2 xícara de chá de água


Preparo do doce:

Em uma panela aquecida, coloque as ramas de canela para soltarem o óleo e o aroma. Em seguida acrescente todos os outros ingredientes.
Deixe cozinhar em fogo baixo até as bananas ficarem macias e caramelizadas. Não tampe a panela, para que o álcool possa evaporar. Atenção para não secar demais a água.
Quando estiver pronto, desligue o fogo, coloque o doce num refratário e deixe esfriar. Enquanto isso, prepare o merengue.

Preparo do merengue:

Leve uma panela ao fogo médio, adicione o açúcar e a água. Deixe reduzir até ficar em ponto de calda fina. Deixe esfriar bem. Reserve.
Em uma bacia funda e bem seca, acrescente as 4 claras (sem resíduos de casca ou gema) e comece a bater com um batedor de arame (fouet) ou na batedeira.
Acrescente a calda fria aos poucos, sem parar de bater. Acrescente o sumo do limão aos poucos também (o limão ajuda a firmar a clara). Quando não tiver mais líquido no fundo da bacia e as claras estiverem firmes, “fazendo bico”, seu merengue estará pronto.

Montagem:

Pré-aqueça o forno por 10 minutos em fogo baixo (160 ºC)
Em uma travessa pequena (que possa ir ao forno) coloque o doce de banana no fundo e espalhe uma camada de merengue por cima, utilizando uma colher ou um bico de confeiteira.
Leve ao forno até dourar, em torno de 10 minutos. Esse tempo pode variar de acordo com o forno de cada pessoa, por isso fique de olho para não queimar.
Retire do forno e deixe esfriar. Sirva gelado. Com café vai muito bem.


As cerâmicas que aparecem nas fotos foram produzidas pelo artista Rafael Grillo (RJ) - @rafaelgrilloceramicas".