Cocada de forno

Cocada de forno
Compartilhe

Por Panelinha - 15 de setembro de 2020


Muita gente deixa de fazer bolo ou doce porque não come tanto (ou mora só ou em dois) e aí sobra com a sobremesa sambando na geladeira (ou acaba exagerando e comendo a mais). Mas dá para unir a generosidade com a vontade de comer e preparar uma sobremesa que vai para viagem, de presente.

Cocada de forno

Facílima e muito rápida, perfeita para quem nunca prepara sobremesas. O coco fresco ralado fino dá mais sabor e cremosidade para a cocada, lembra até gosto de quindim. Ralado grosso (assim como a versão ralada congelada) dá textura crocante e visual rústico, mas o creme de ovos e açúcar não absorve o sabor da fruta. Já o coco ralado seco não é indicado para essa receita, a cocada fica seca e sem sabor.

Ingredientes

- 2 ½ xícaras (chá) de coco fresco ralado (1 coco - cerca de 200 g)
- 3 ovos
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 1 colher (sopa) de manteiga derretida

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte com manteiga dois refratários de 800 ml.
  2. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para outra tigela maior – se um estiver estragado, você não perde a receita. Junte a manteiga e misture com o batedor de arame. Adicione o açúcar, aos poucos, mexendo bem a cada adição. Acrescente o coco ralado e misture com uma espátula para incorporar.
  3. Divida a massa nos dois refratários e leve para assar por cerca de 33 minutos, ou até ficar bem dourada – a cocada vai ficar com uma casquinha crocante mas ainda cremosa no centro.
  4. Retire do forno e deixe esfriar em temperatura ambiente antes de servir. Essa cocada também fica uma delícia servida gelada. Sirva com creme batido.