Despensa esperta: explore os acessórios culinários

Despensa esperta: explore os acessórios culinários
Compartilhe

Por Panelinha - 16 de outubro de 2020


Uma despensa bem abastecida resolve a vida e salva refeições. Além dos básicos do dia a dia (como arroz e feijão), pode estar recheada de bons atalhos culinários (como tomate pelado, cuscuz marroquino, polenta instantânea) e repleta de ingredientes que tiram os sabores da rotina (como tahine, alcaparras, pasta de amendoim, óleo de gergelim).


Veja aqui a lista completa da despensa esperta


Mas para quem quer dar um passo a mais no planejamento, a despensa pode (e deve!) ser abastecida de acessórios culinários. Acessórios culinários são preparações que dão um brilho às refeições. Podem ser feitas aos lotes e armazenadas por um período de tempo. E transformam a sopa, a salada, o risoto, a polenta, o pê-efe. Turbinam o café da manhã e ajudam a resolver o jantar.


Reunimos aqui alguns exemplos para você abastecer sua despensa de boas ideias e deixar suas refeições mais interessantes. O segredo é armazenar em pote bem fechado, para manter a crocância.


Farofinha de pão

O básico, o clássico, o indispensável. Transforme o pão amanhecido numa farofinha multiúso que deixa tudo mais gostoso. Use no lugar do queijo ralado para finalizar o prato de massa, sirva sobre a sopa, salpique no risoto. Fica sensacional no macarrão com sardinha.

Duração: até uma semana em pote bem fechado.

Farofinha de pão com bacon

Crocante e intensa (além do bacon, leva pimenta e alho), fica um arraso no pê-efe e faz par perfeito com pasta e fagioli. E na salada então? Ninguém nunca mais vai achar salada sem graça.

Duração: até uma semana em pote bem fechado.


Crountons

Eles são lindos e enfeitam mesmo o prato. Os cubinhos dourados de pão crocante fazem o maior sucesso para finalizar sopas, saladas e risotos.

Duração: até 15 dias em pote bem fechado.


Semente de girassol temperada

É gostosa pura, de petisco no happy hour. Mas para quem gosta de saladas incrementadas, está aqui um belíssimo acessório culinário. Também fica uma delícia sobre sopas.

Duração: até 15 dias em pote bem fechado.

Croutons de polenta

Vai ter polenta no fim de semana? Prepare a mais e garanta croutons de polenta para a semana. São ótimos para o lanche da criançada e perfeitos pra dar um toque totalmente diferente às saladas.

Duração: até 5 dias em pote bem fechado.


Furikake de couve

A couve assada quebradinha com gergelim deixa a refeição com climaoriental. Faz lembrar a alga da cozinha japonesa. Sirva sobre o arroz japonês.

Duração: até uma semana em pote bem fechado.


Granola caseira

Fazer granola em casa é mais em conta e mais saudável do que comprar pronta e você escolhe suas castanhas e frutas secas favoritas. Uma vez que aprende a fórmula, pode ir criando sua própria receita.

Duração: até 3 meses em pote bem fechado.


Farofa de aveia

Leva 10 minutos para preparar e ela dura um mês. O café da manhã se transforma! Use no iogurte e na salada de fruta. Ou, ainda, salpique no sorvete na hora da sobremesa.

Duração: até um mês em pote bem fechado.