Macarrão com sardinha e farofinha de pão

Macarrão com sardinha e farofinha de pão
Compartilhe

Por Panelinha - 15 de setembro de 2020


É a combinação de ingredientes que faz essa receita ser especial. Parece mágica: itens simples, do dia a dia, se transformam em um jantar muito especial. Por isso, evite substituir ou eliminar ingredientes, pelo menos da primeira vez em que preparar. O toque da farofinha de pão deixa o prato ainda mais interessante.

comece pela FAROFA DE PÃO

Pão amanhecido é um ingrediente e tanto. Aqui, com alecrim, alho e pimenta calabresa, vira uma farofinha que dura uma semana e dá graça em sopas, saladas, risotos, massas (use como se fosse o queijo ralado, para sair do lugar comum).

Ingredientes

- 1 pão francês amanhecido
- 1 colher (chá) de alecrim seco
- ¼ de colher (chá) de alho desidratado
- ¼ de colher (chá) de pimenta calabresa seca
- 2 colheres (sopa) de azeite
- sal a gosto

Modo de preparo

  1. Corte o pão amanhecido em fatias grossas e transfira para o liquidificador (ou processador de alimentos). Junte o azeite, o alecrim e o alho. Tempere com uma pitada de sal e bata até formar uma farofa grossa – pare de bater e mexa de vez em quando com uma espátula para misturar os ingredientes.
  2. Em uma frigideira, leve a farofa ao fogo médio. Mexa com uma espátula por 5 minutos, ou até dourar. Junte a pimenta calabresa e mexa por mais 2 minutos apenas para incorporar os sabores – se a pimenta ficar muito tempo na frigideira pode queimar.
  3. Transfira para uma tigela e deixe esfriar completamente antes de servir ou armazenar.

COMO ARMAZENAR

A farofa permanece crocante por até 1 semana em pote com fechamento hermético em temperatura ambiente.

PREPARE O MACARRÃO COM SARDINHA

Uma das melhores estratégias para deixar a cozinha mais prática é higienizar todas as hortaliças assim que as compras chegam em casa. Assim a salsinha e o tomatinho já estão limpos para entrar na receita. E para esse macarrão, ainda vamos lançar mão da rainha da despensa: a lata de sardinha.

Ingredientes

- 2 xícaras (chá) de macarrão do tipo casareccia (ou outra massa curta de grano duro)
- 1 ½ xícara (chá) de tomate sweet grape (200 g)
- 1 lata de sardinha em óleo (125 g)
- 2 colheres (sopa) de vinho branco
- ¼ de xícara (chá) de azeite
- raspas de 1 limão siciliano
- 1 folha de louro seca
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- 2 ovos cozidos para servir
- salsinha picada a gosto para servir

Modo de preparo

  1. Leve uma panela média com água ao fogo alto para ferver. Lave, seque e corte os tomates ao meio, no sentido da largura. Abra as latas de sardinha, transfira os filés para um prato e, com um garfo, descarte a espinha central. Passe os ovos cozidos pelo espremedor de batatas para formar uma farofinha, reserve.
  2. Assim que a água ferver, acrescente 1 colher (sopa) de sal e junte o macarrão. Misture e deixe cozinhar pelo tempo indicado na embalagem, ou até ficar al dente. Enquanto o macarrão cozinha, aproveite para preparar o molho.
  3. Leve uma frigideira grande com ¼ de xícara (chá) de azeite ao fogo médio. Quando aquecer, junte a folha de louro, os tomates e refogue por 2 minutos até começarem a murchar. Regue com o vinho branco, junte as sardinhas e misture bem. Acrescente as raspas de limão, tempere com sal e pimenta a gosto e deixe cozinhar por 5 minutos, mexendo de vez em quando para formar um molho rústico – os tomates e as sardinhas vão desmanchar parcialmente. Desligue o fogo e reserve.
  4. Assim que o macarrão estiver cozido, reserve ½ xícara (chá) da água do cozimento. Escorra e transfira o macarrão ainda quente para a frigideira. Misture com o molho delicadamente e junte aos poucos a água do cozimento para deixar o molho mais fluído. Sirva a seguir, polvilhado com a farofinha de ovos e salsinha.