Banner do Blog

Quibe assado com salada de pepino, iogurte e hortelã

Imagem do post

O congelador é um grande aliado da vida real. Quando vai preparar uma receita que congele bem, pode preparar a mais e mandar uma das porções para o freezer. Assim está resolvida uma refeição em outro dia da semana. O quibe é um clássico e ganha um toque de frescor com uma saladinha de pepino.


Se preparar uma receita completa do nosso quibe assado, pode dividir em dois refratários de 1900 ml, um vai para a mesa do almoço e o outro, bem tampado, vai para o congelador. Cada um rende 4 porções.

Comece pelo Quibe assado

O que deixa nosso quibe especial – acredite, ele é um dos maiores sucessos do Panelinha – é o recheio soltinho e saboroso. Não é aquele bloco pesadão e prensado, que acaba muitas vezes ficando seco. E você pode dividir o preparo em etapas: em um dia,  prepara o recheio e reserva na geladeira; no dia seguinte, monta o quibe. 


Para o recheio

Ingredientes

- 600 g de patinho moído
- 1 cebola
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 3 colheres (sopa) de tahine (pasta de gergelim)
- ½ xícara (chá) de nozes picadas
- 3 colheres (sopa) de salsinha picada fino 
- 1 colher (chá) de pimenta síria 
- sal e pimenta-do-reino moída na hora

Modo de preparo

  1. Retire a carne moída da geladeira e mantenha em temperatura ambiente enquanto prepara os outros ingredientes – a carne não pode estar gelada na hora de ir para a panela.
  2. Descasque e pique fino a cebola. Leve uma frigideira grande com a manteiga ao fogo médio. Quando derreter, adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 5 minutos até começar a dourar.
  3. Junte a carne moída e tempere com a pimenta síria, sal e pimenta-do-reino a gosto. Deixe cozinhar por 4 minutos, mexendo de vez em quando para desmanchar os pedaços e dourar por igual. Desligue o fogo, misture o tahine, a salsinha e as nozes picadas. Reserve numa tigela.


Para a massa e a montagem

Ingredientes

- 600 g de patinho moído
- 1 ½ xícara (chá) de trigo fino (para quibe)
- 1 cebola
- raspas e caldo de 1 limão
- 1 ½ xícara (chá) de folhas de hortelã
- 1 colher (chá) de pimenta síria
- 2 colheres (chá) de sal
- 3 cubos de gelo
- azeite a gosto

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Unte com azeite dois refratários retangulares (com capacidade para 1900 ml).
  2. Forre uma peneira com um pano de prato limpo, coloque o trigo e lave sob água corrente. Una as pontas do pano, formando uma trouxinha, torça e esprema bem para tirar o excesso de água. Reserve.
  3. Descasque, corte a cebola em pedaços grandes e transfira para o processador. Tempere com a pimenta síria, o sal, 2 colheres (sopa) de azeite e bata até triturar bem. Acrescente a hortelã, as raspas e o caldo de limão e bata novamente.
  4. Adicione a carne ao processador, metade do trigo lavado, os cubos de gelo e bata por 1 minuto – o gelo mantém a carne fria e ajuda a umedecer a massa. Pare de bater, raspe a lateral do copo com uma espátula, junte o restante do trigo e bata novamente até formar uma massa lisa – isso ajuda a ativar o colágeno da carne e impede que o quibe desmanche ao assar. Pare de bater e raspe a lateral do processador quantas vezes for necessário durante o processo para misturar bem os ingredientes.
  5. Divida a massa em quatro partes. Espalhe um quarto da massa do quibe em cada refratário untado, pressionando delicadamente com as mãos até cobrir todo o fundo e formar uma base uniforme. Com uma colher, distribua metade do recheio sobre a base de cada quibe. 
  6. Para cobrir cada quibe: com as mãos úmidas, retire uma porção dos quartos restantes e achate entre as palmas para aplainar. Disponha sobre o recheio e pressione levemente para fixar, mas sem compactar. Repita, colocando uma porção de massa ao lado da outra até cobrir completamente o recheio. Alise a superfície para deixar o quibe bem retinho.
  7. Com uma faca pequena, corte o quibe ainda cru na travessa formando losangos. Regue cada quibe com 1 colher  (sopa) de azeite leve ao forno por cerca de 25 minutos, até assar por igual e começar a descolar das bordas. Sirva a seguir ou espere esfriar e congele.

 

Para servir

O quibe, que pode ser servido quente ou frio, também fica uma delícia com folhas de hortelã, uma colherada de coalhada ou iogurte cremoso, molho de tahine ou salada de iogurte com pepino.

Como descongelar

O ideal é descongelar na geladeira e aquecer no micro-ondas. Se esquecer de tirar antes, dá para descongelar no micro-ondas (cerca de 5 minutos)

Prepare a salada de pepino, iogurte e hortelã

Essa combinação bem mediterrânea dá um frescor ao cardápio. Inspirada na tradicional salada grega tzatziki, a receita tem seus truques para ficar com a consistência perfeita.

Ingredientes
1 ½ xícara (chá) de iogurte
2 pepinos japoneses
1 dente de alho
½ colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de azeite
2 ramos de hortelã

Modo de preparo

  1. Forre uma peneira com um pano de algodão fino e limpo e apoie sobre uma tigela (se preferir, utilize 2 filtros de café descartáveis cortados ao meio). Coloque o iogurte na peneira forrada e deixe drenar na geladeira por cerca de 1 hora – o iogurte vai liberar o soro aos poucos e ficar com a consistência mais firme. 
  2. Assim que estiver mais firme, descarte o soro e transfira o iogurte para uma tigela. Lave, seque, corte as pontas e passe o pepino por um mandolim (fatiador de legumes) para formar rodelas finas. Transfira para a peneira (sem o pano de prato/filtro), misture com o sal e deixe drenar por 10 minutos - assim a água do pepino não dilui o tzatziki. 
  3. Enquanto isso, descasque e bata o alho no pilão com uma pitada de sal para formar uma pastinha (se preferir, pique bem fino). Lave, seque bem e pique fino as folhas de hortelã.
  4. Após os 10 minutos, aperte delicadamente o pepino com as costas de uma colher para tirar o excesso de água. Transfira para a tigela com o iogurte, junte o alho amassado, as folhas de hortelã picadas e misture bem. Sirva a seguir com torradas.

Compre o que você precisa

Loja Panelinha