Salada de frutas com granola

Salada de frutas com granola
Compartilhe

Por Panelinha - 15 de setembro de 2020


Algumas frutas escurecem e devem ser cortadas apenas na hora de comer (caso da maçã e do abacate). Outras, são tão fáceis de descascar que não faz sentido adiantar a etapa (caso da banana e da mexerica). Mas tem aquelas que são perfeitas para cortar em cubos e deixar na geladeira, no jeito para um lanche fresquinho à tarde ou uma salada de frutas caprichada logo pela manhã. Manga, mamão, melão, abacaxi e melancia são alguns exemplos de frutas ideais para embarcar no pote. E se para completar você tiver um lote de granola caseira na despensa, aí está garantido o café da manhã dos campeões.

Comece pela granola

Se precisa de um empurrãozinho para preparar granola caseira, aqui vai: leia o rótulo da versão comprada no supermercado. Muitas contêm aditivos químicos, que as transformam em produtos ultraprocessadas, outras têm quantidade de açúcar desnecessária.

O preparo é simples e a receita funciona como uma fórmula. Um lote rende 18 porções.

Ingredientes
- 3 xícaras (chá) de aveia em flocos grandes
- ½ xícara (chá) de nozes picadas grosseiramente
- ½ xícara (chá) de amêndoas picadas grosseiramente
- ¼ de xícara (chá) de semente de girassol
- ¼ de xícara (chá) de semente de abóbora
- ½ xícara (chá) de uva-passa branca
- ½ xícara (chá) de mel
- ¼ de xícara (chá) de óleo
- 1 ½ colher (chá) de canela em pó
- 1 ½ colher (chá) de gengibre em pó
- 3 bagas de cardamomo
- 1 pitada de sal

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 200º C (temperatura média).
  2. No pilão, bata levemente o cardamomo para abrir as bagas e retirar as sementes. Bata bem as sementes, até que fiquem moídas.
  3. Numa tigela grande, misture a aveia com as castanhas, as sementes, as especiarias e o sal. Junte o óleo e o mel e mexa bem com a espátula para envolver todos os ingredientes.
  4. Numa assadeira grande, de preferência antiaderente, coloque a granola e espalhe bem com a espátula, formando uma camada uniforme. Leve ao forno para assar por cerca de 20 minutos ou até a granola ficar dourada – na metade do tempo, mexa com uma espátula para assar por igual.
  5. Retire do forno e misture as uvas-passas na granola ainda quente. Deixe esfriar completamente em temperatura ambiente antes de servir ou armazenar (se não estiver usando uma assadeira antiaderente, transfira a granola para uma travessa, isso evita que ela grude na assadeira ao esfriar).


Como armazenar

Espere a granola esfriar, solte bem e guarde em um pote com fechamento hermético, em temperatura ambiente, por até 3 meses.


Fórmula da granola
Crie sua própria combinação de sabores, mantenha o modo de preparo e siga as proporções da seguinte fórmula:


- 3 xícaras (chá) de aveia em flocos

- 1 ½ xícara (chá) de castanhas e sementes (vale semente de girassol, castanha-de-cajú, linhaça, castanha-do-pará ou uma misturinha de vários ingredientes)

- ½ xícara (chá) de frutas secas (uva-passa, banana passa em pedaços, damasco em cubos, etc)

- ½ xícara (chá) de mel

- ¼ de xícara (chá) de óleo

- especiarias a gosto

- 1 pitada de sal

Prepare as frutas

Além de garantir a salada de fruta pela manhã (quando só a ideia de pegar a tábua pode parecer esforço demais), ter frutas já lavadas ou lavadas e cortadas na geladeira ajuda as crianças a ter autonomia na cozinha. Na hora da fominha da tarde, elas abrem a geladeira e se servem sem grandes complicações. E assim vão criando o hábito de comer frutas.

Ingredientes

- 1 manga

- ¼ de mamão formosa

Modo de preparo

  1. Descasque e corte a manga em cubos de 1,5 cm. Descarte as sementes, descasque o mamão e corte a polpa em cubos de 1,5 cm.
  2. Transfira as frutas para potes com fechamento hermético, com cuidado para não amassar, e conserve na geladeira por até 3 dias (o tempo pode mudar dependendo de quão madura estão as frutas).

Calcule o ritmo da casa

Com as frutas já cortadas, a tendência é consumir mais. Vá observando o ritmo e adaptando a quantidade. Não exagere, para não perder as frutas (já que elas duram menos tempo quando são cortadas).

para Montar a salada de frutas


Ingredientes

- raspas e caldo de 1 limão

- 2 colheres (chá) de mel

- folhas de hortelã a gosto para servir

Modo de preparo

  1. Misture as frutas delicadamente, para não amassar nem desmanchar os pedaços.
  2. Numa tigela pequena, misture o caldo de limão com o mel.
  3. Na hora de servir, regue a calda sobre a salada de frutas e misture delicadamente. Polvilhe com as raspas de limão e sirva com folhas de hortelã a gosto e granola.