Sopa de mandioquinha

Sopa de mandioquinha
Compartilhe

Por Panelinha - 15 de setembro de 2020


Sopa é comida que conforta e, nesses tempos difíceis, pode ser um jeito afetuoso de mandar um carinho para alguém. Para transportar a sopa, prefira os potes com fechamento bem firme – melhor ainda os que têm abas que travam.

E para deixar o presente ainda mais carinhoso, aproveite e mande os acessórios culinários para a pessoa montar um prato bem lindo e cheio de camadas de textura e sabor.

Sopa de mandioquinha

Ingredientes

- 1 kg de mandioquinha (batata-baroa) (cerca de 10 unidades)

- 1 cebola

- 2 dentes de alho

- ¼ de xícara (chá) de vinho branco

- 1,250 L de água (ou caldo de legumes caseiro)

- 1 folha de louro

- 2 colheres (sopa) de azeite

- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Lave, descasque e corte as mandioquinhas em rodelas de 1 cm. Lave, seque e corte o talo de salsão em cubinhos. Descasque e pique fino a cebola e os dentes de alho.
  2. Leve uma panela grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, adicione a cebola e o salsão, tempere com uma pitada de sal e refogue por 4 minutos até começar a dourar. Junte o alho, o louro e mexa apenas por 1 minuto para perfumar.
  3. Acrescente o vinho e misture bem com uma espátula, raspando o fundo da panela para dissolver os queimadinhos e evaporar o álcool. Junte as rodelas de mandioquinha, a água e tempere com 2 colheres (chá) de sal e pimenta a gosto. Misture e deixe cozinhar em fogo médio.
  4. Assim que ferver, tampe parcialmente a panela e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos, ou até a mandioquinha ficar bem macia – verifique o ponto espetando um garfo.
  5. Desligue o fogo e descarte a folha de louro. Transfira metade do caldo com as mandioquinhas cozidas para o liquidificador e bata até ficar liso. Atenção: segure firme a tampa do liquidificador com um pano de prato para evitar que o vapor quente da sopa ejete a tampa. Transfira para uma tigela e repita o processo com a outra metade da sopa.

Sirva com molho pesto, folhas de manjericão e cubinhos de bacon crocantes.

PARA O BACON DOURADO
Coloque 1/2 xícara (chá) de bacon em cubos pequenos (cerca de 80 g) numa frigideira e leve ao fogo médio. Mexa de vez em quando com uma espátula, por cerca de 8 minutos, até os cubos ficarem bem dourados — nem precisa acrescentar azeite ou óleo, o bacon doura na própria gordura. Transfira os cubos de bacon dourado para um prato forrado com papel-toalha e deixe esfriar antes de armazenar ou servir — isso garante que eles fiquem sequinhos e crocantes.