Alho-poró

Apesar do nome, o sabor do alho-poró remete à cebola, com a vantagem de ser mais suave. As folhas perfumam caldos, sopas ou cozidos e a parte branca fatiada vira salada, recheio de torta, dá sabor para o risoto ou incrementa o purê de batatas. Como é levemente ardido, alho-poró combina com ingredientes neutros como batata, ovo, arroz e queijos frescos. Ou com pares bem intensos, para preparos cheios de personalidade, como queijo azul, aliche, mostarda e castanhas.

Alho-poró
COMO PREPARAR

Cru: o alho-poró vira uma salada surpreendente, mesmo fatiado fininho continua crocante. Para equilibrar o sabor ardido vale temperar com um molho ácido e combinar com ingredientes mais suaves.

Grelhado: a superfície ganha um tom dourado e sabor tostado, levemente adocicado, sem perder a textura. É um ótimo acompanhamento para carnes. Atenção para o corte: para as camadas do alho-poró não se soltarem, corte o talo em quartos, sem descartar a base ou utilize a versão mini cortada ao meio.

Refogado: quanto mais tempo na frigideira, mais macio e adocicado o alho-poró fica, podendo até a caramelizar como a cebola. Esse refogado pode ser personagem principal no risoto, incrementar o purê de batatas ou simplesmente substituir a cebola nas receitas.

Cozido: fica adocicado e bem macio, dá até para bater e fazer sopa.

Assado: mantém a textura crocante e ganha um sabor caramelizado. Para assar corte os talos ao meio e regue com azeite para não resssecar.

Frito: as tirinhas ficam bem crocantes, ótimo para colocar na salada, no sanduíche ou finalizar pratos. Atenção para o corte: em fatias bem finas para não encharcar.

MELHOR ÉPOCA PARA COMPRAR

Março a junho e agosto a dezembro

COMO ESCOLHER

O talo deve estar firme, a parte branca lisa e com a aparência brilhante, sem rachaduras nem manchas amarelas. Dê preferência para talos com as folhas, elas devem estar firmes e verdes, sem manchas brancas.

COMO ARMAZENAR

Lave o talo poró apenas na hora de usar, assim ele dura mais na geladeira. Com um papel toalha (ou pano de prato) limpe o excesso de terra e guarde num saco plástico fechado na parte menos fria da geladeira (ou na gaveta).

COMO CONGELAR

Corte em rodelas e congele num saco plástico – ele vai do congelador direto para o refogado ou panela. As folhas também podem ser congeladas para aromatizar caldos ou sopas caseiras.