Milho

Milho-verde fresco é vendido na espiga e tem sabor adocicado. Versátil, rende receitas doces e salgadas. O amido do grão de milho é um espessante natural, que engrossa sozinho creme de milho, curau ou sopa. Dá para cozinhar a espiga inteira, debulhar ou ralar os grãos. Também dá para comprar os grãos congelados. Eles não levam aditivos químicos, mantêm a textura e o sabor, e podem substituir o milho fresco em todas as receitas. A versão em lata, por ter sal, é considerada um alimento processado.

Imagem do glossário

Como preparar

Cru: não dá para comer milho cru; ele pode entrar ralado ou batido em receitas como bolos ou tortas, que serão depois assados.
Cozido: mesmo depois de cozidos, os grãos apresentam resistência à mordida – dão aquela sensação de “estourar” na boca. Também ficam mais adocicados. Dá para comer direto na espiga cozida, só com sal, ou com especiarias como a páprica. Debulhados, os grãos viram salada. Debulhados ainda crus, os grãos podem ser cozidos para preparar creme de milho, sopa, cozido de carne ou recheio de torta.
Grelhado: a espiga inteira grelhada deixa o milho com sabor chamuscado delicioso – sem contar o visual queimadinho, que é lindo.
Refogado: os grãos permanecem doces, mas também absorvem o sabor dos temperos. Salsinha picadinha no refogado de milho é um clássico.


Melhor época para comprar

De janeiro a julho (sendo o mês mais forte junho – olha a festa junina aí, gente!)


Como escolher

Quando for comprar milho na espiga, repare nos grãos: quanto mais estufados e de cor amarelo-claro, mais nova é a espiga e mais macio vai ficar o milho depois de cozido. A palha deve estar bem verde e o cabelo, marrom escuro. Dê preferência para comprar milho com a palha, assim as espigas duram mais tempo na geladeira. Caso esteja sem a palha, verifique se a ponta da espiga está macia – isso é sinal que o milho está fresco.


Como armazenar

Conserve o milho com a palha na geladeira, embrulhado em papel umedecido dentro de saco plástico – se estiver todo coberto com a palha, nem precisa de papel para manter a umidade dos grãos.


Como congelar

Debulhado, o milho pode ser congelado cru e vai direto do congelador para a frigideira, panela, ou água fervente.