Imagem da receita

Acaçá de arroz

O acaçá é uma joia da nossa culinária que, por algum motivo, ficou esquecida nos cadernos de receitas. Ele é um acompanhamento fantástico para ensopados de peixe e de frutos do mar.


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

Serve8 porções


Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de farinha de arroz
  • 400 ml de leite de coco (cerca de 1 ⅔ de xícara)
  • 1,5 litro de leite
  • 1 colher (chá) de sal
  • óleo para untar a fôrma
  • fitas de coco para decorar (opcional)
  • ramos de coentro fresco para decorar (opcional)

Modo de preparo

  1. No liquidificador, bata o leite de coco com 1 xícara (chá) do leite, a farinha de arroz e o sal, até ficar liso. 
  2. Coloque o restante do leite numa panela média e leve ao fogo alto. Assim que ferver, abaixe o fogo e adicione o creme de arroz batido em fio, mexendo com o batedor de arame para não empelotar. 
  3. Mantenha a panela em fogo baixo por cerca de 30 minutos, mexendo de vez em quando com o batedor de arame para não grudar no fundo da panela – ao mexer, parece que o creme vai empelotar, mas tudo dissolve rapidamente, não se preocupe. Atenção para o ponto: o creme de arroz deve ficar com a consistência de um mingau grosso, que fica marcado pelo batedor de arame – faça um teste, ao levantar uma porção do creme com o batedor, as gotas que caem de volta na panela não afundam. 
  4. Enquanto o creme cozinha, unte com óleo uma fôrma de bolo inglês de 30 cm x 11 cm. 
  5. Assim que estiver no ponto, transfira a massa do acaçá para a fôrma e alise a superfície com uma espátula. Bata a fôrma, delicadamente, contra a bancada para acomodar a massa e evitar bolhas. Cubra com filme, em contato com o creme para não formar uma película grossa. Leve para a geladeira por no mínimo 3 horas para firmar e gelar (se preferir, faça no dia anterior). 
  6. Na hora de servir, retire o filme e, com a ponta dos dedos, descole o acaçá das bordas, delicadamente – evite passar uma faquinha na lateral, pois a massa é cremosa e pode grudar. Coloque um prato retangular sobre a fôrma e vire de uma só vez. Decore com fitas de coco e ramos de coentro. Sirva a seguir.

Compre o que você precisa

Loja Panelinha