Arroz japonês

Arroz japonês

Em vez de ficar soltinho, fica grudado. Não é refogado, mas antes de ir para a panela precisa ser bem lavado. O sabor é bem neutro – nem sal vai – o que faz dele o acompanhamento perfeito para as receitas que levam shoyu, como os picadinhos orientais.

Compartilhe
Ingredientes
  • 1½ xícara (chá) de arroz japonês (grão do tipo longo para culinária oriental)
  • 3 xícaras (chá) de água
  • gergelim branco a gosto para servir
Continua após patrocínio
Modo de preparo
  1. Em uma peneira, lave o arroz sob água corrente até a água sair menos branca – é essencial lavar para deixar os grãos mais grudadinhos. Transfira para uma panela pequena e cubra com a água.
  1. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar por 10 minutos, até começar a ferver. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 10 minutos com a tampa entreaberta, ou até o arroz absorver toda a água – ele fica levemente úmido e bem grudadinho.
  2. Desligue o fogo, tampe a panela e deixe o arroz terminar de cozinhar no próprio vapor por mais 5 minutos. Na hora de servir, salpique com gergelim branco. Ele é perfeito para acompanhar preparos orientais.
SOBRAS PLANEJADAS

Prepare arroz a mais e ganhe tempo ao preparar as próximas refeições. Basta manter o modo de preparo e seguir a proporção: para cada xícara de arroz, use o dobro de água. Lembre também de aumentar o tamanho da panela de acordo com a quantidade de arroz preparado.

Autor
Panelinha
Tempo de preparo
Pá-Pum
Serve
4 porções