Imagem da receita

Baba de moça com nozes

Em terras brasileiras, os ovos moles de Aveiro ganharam leite de coco e um nome com dose extra de simpatia: baba de moça. Recheio delicioso para tortas e bolos, é tão gostoso que brilha sozinho como sobremesa nesta versão com nozes.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 1h

ServeMais de 6 porções


Ingredientes

  • 10 gemas
  • 1 ⅓ de xícara (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de água
  • ¾ de xícara (chá) de leite de coco de preferência caseiro (cerca de 200 ml)
  • ½ xícara (chá) de nozes picadas grosseiramente

Modo de preparo

  1. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez, separando a clara da gema. Transfira as gemas para uma tigela e reserve as claras em outra - elas não serão utilizadas nesta receita, você pode armazenar as claras por até 2 dias na geladeira ou 1 mês no congelador.
  2. Numa panela pequena coloque a água, o açúcar e misture delicadamente com a ponta do dedo até dissolver –  assim o açúcar não espirra na lateral da panela e a calda não queima.
  3. Leve ao fogo alto e deixe cozinhar, sem mexer, por cerca de 20 minutos, até que a calda atinja o ponto de fio: mergulhe e levante a colher, se formar um fio fino entre as gotas, está pronta. Desligue o fogo e deixe esfriar por 5 minutos.
  4. Misture o leite de coco à calda. Sobre a panela, passe as gemas pela peneira, pressionando com as costas de uma colher. Descarte a película que ficou na peneira - é ela que pode deixar a baba de moça com um aroma forte de ovo.
  5. Volte a panela ao fogo baixo e mexa com uma espátula, por cerca de 10 minutos ou até engrossar - a baba de moça engrossa ao esfriar, o creme deve sair da panela na consistência de mingau. Atenção: se o creme começar a grudar no fundo da panela, retire a panela do fogo, mexa vigorosamente para resfriar e volte ao fogo. Repita quantas vezes for necessário para evitar a formação de grumos.
  6. Transfira a baba de moça para uma tigela, cubra com filme e deixe em contato com o creme - isto evita a formação de uma película endurecida. Leve à geladeira para esfriar por, no mínimo, 2 horas. Sirva a baba de moça em copinhos ou taças individuais polvilhada com as nozes.


USE AS CLARAS!

Aproveite e faça um pudim de claras.