Imagem da receita

Bacalhau à lagareiro

O clássico bacalhau à lagareiro, assado com azeite, batatas ao murro e alho ganha versão revisitada com o frescor das ervilhas tortas. Irresistível.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 2h

ServeAté 6 porções


Ingredientes

  • 6 postas de bacalhau dessalgadas congeladas
  • 1 litro de leite
  • 1 kg de batata bolinha
  • 3 cabeças de alho
  • ¾ de xícara (chá) de azeite
  • 1 punhado de ervilhas tortas

Modo de preparo

  1. Na véspera do preparo, transfira as postas de bacalhau do congelador para a geladeira - é sempre melhor descongelar no dia anterior. 
  2. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Corte a ponta de cada cabeça de alho, transfira para uma assadeira pequena e deixe no forno enquanto ele aquece. 
  3. Lave as postas de bacalhau em água corrente. Com uma escovinha para legumes, lave bem a casca da batata sob água corrente - não é necessário descascar.
  4. Numa panela grande, junte o leite e as postas de bacalhau. Leve ao fogo médio e quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Com uma escumadeira, retire as postas de bacalhau e transfira para uma assadeira grande. 
  5. Coloque as batatas já lavadas na panela com o leite onde o bacalhau foi aferventado. Leve ao fogo médio e, quando ferver, deixe cozinhar por mais 10 minutos. Retire as batatas e reserve o leite para outra preparação, como molho bechamel ou para fazer arroz. 
  6. Junte as batatas ao bacalhau na assadeira e regue tudo com azeite. Retire as cabeças de alho do forno e transfira para a assadeira com o bacalhau. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora. 
  7. Leve ao forno para assar por 40 minutos. Enquanto isso, lave e seque as ervilhas tortas. Faltando 10 minutos para o tempo do bacalhau, junte as ervilhas na assadeira e deixe terminar de assar. Sirva a seguir.