Imagem da receita

Bacalhau com purê perfumado com alho

Chique e despretensioso, esse bacalhau comprova que até mesmo as coisas simples podem ser surpreendentes... O purê de batatas, tão trivial, ganha o perfume delicioso do alho assado.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 2h

ServeAté 2 porções


Ingredientes

  • 2 postas de bacalhau dessalgadas congeladas
  • 1 ½ xícara (chá) de leite
  • 3 cabeças de alho
  • ¼ de xícara (chá) de azeite
  • 4 batatas médias
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 pitada de noz-moscada
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Na véspera ao preparo, transfira as postas de bacalhau do congelador para a geladeira - é sempre melhor descongelar no dia anterior. 
  2. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Corte apenas a ponta de cada cabeça de alho, coloque numa assadeira média e deixe no forno enquanto ele aquece. 
  3. Lave as postas de bacalhau (descongeladas) sob água corrente. Transfira para uma panela média, cubra com o leite e leve ao fogo médio. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos. 
  4. Com uma escumadeira, transfira as postas de bacalhau para a assadeira com o alho e reserve o leite. Regue com o azeite, tempere com sal e pimenta-do-reino e volte a assadeira ao forno por mais 30 minutos. 
  5. Enquanto isso, prepare o purê: descasque, corte as batatas em pedaços e transfira para uma panela; cubra com água, misture um pouco de sal e leve ao fogo alto; quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 20 minutos. 
  6. Quando estiverem cozidas, escorra a água e passe as batatas ainda quentes pelo espremedor, sobre a mesma panela. 
  7. Retire 1 cabeça de alho do forno, solte os dentes e pressione cada um com uma colher para extrair a polpa. Passe os dentes descascados pelo espremedor e junte às batatas espremidas. 
  8. Aqueça o leite reservado e junte, aos poucos, às batatas espremidas, mexendo com o batedor de arame até formar um purê liso. Volte a panela com o purê ao fogo médio, tempere com sal e uma boa pitada de noz-moscada. Acrescente a manteiga e mexa vigorosamente, até começar a borbulhar. 
  9. Retire o bacalhau do forno e sirva sobre o purê com o restante do alho assado.