Imagem da receita

Bagunça de morango com calda de cachaça

Já fez uma bagunça proposital? Pois essa receita pede exatamente isso. Ela não requer técnica nem um baita empenho para ficar simplesmente irresistível. Basta misturar os ingredientes sem muita ordem, mas com bastante charme. Ideal para comer a dois.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 2 porções

Para os morangos

Ingredientes

  • 10 morangos
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 colher (sopa) de cachaça
  • ⅔ de xícara (chá) de água

Modo de preparo

  1. Corte, descarte os cabos e lave os morangos sob água corrente. 
  2. Numa frigideira, coloque o açúcar e leve ao fogo médio. Deixe derreter, mexendo de vez em quando, até começar a formar um caramelo dourado. Junte a manteiga, os morangos e misture bem. 
  3. Retire a frigideira da boca do fogão e mantenha a chama acesa. Coloque a cachaça numa concha, aproxime da chama e incline levemente para que a bebida pegue fogo. Leve a concha com a cachaça em chamas à frigideira e regue sobre os morangos. Volte a frigideira ao fogo médio e deixe flambar até o fogo apagar, por cerca de 1 minuto – a cachaça dá sabor aos morangos e o álcool evapora com o fogo. Quando o fogo apagar, misture a água e deixe cozinhar até formar uma calda com consistência de xarope. Retire do fogo e reserve.

Para o creme batido e montagem

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de creme de leite fresco gelado
  • 1 xícara (chá) de minissuspiros

Modo de preparo

  1. O creme de leite fresco bate mais fácil quando está bem gelado (se preferir, coloque no congelador minutos antes de bater). Coloque na batedeira e comece batendo em velocidade baixa para não espirrar, aumente a velocidade e bata até formar um creme firme. Reserve. 
  2. Com as mãos, quebre os suspiros em pedaços – não deixe esfarelar demais. Transfira para a tigela com o creme batido, junte metade do morango flambado e misture delicadamente com uma espátula. Reserve um pouco do suspiro para decorar. 
  3. Transfira a mistura para um pote (ou tigela para servir). Cubra com o restante dos morangos, a calda da frigideira e polvilhe os suspiro reservados. Sirva imediatamente.