Imagem da receita

Barra de aveia e maçã

Ela é prática, gostosa e livre dos aditivos químicos que estão na versão comprada pronta. Lanchinho saudável de verdade!


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 1h

Serve28 unidades


Ingredientes

  • 4 maçãs (cerca de 700 g)
  • 250 g de manteiga
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral
  • 1 xícara (chá) de aveia em flocos
  • ¾ de xícara (chá) de açúcar mascavo
  • ¼ de xícara (chá) de uvas-passas
  • caldo de ½ limão
  • ½ colher (chá) de canela em pó
  • 1 colher (chá) de sal
  • manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a assadeira

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 180 °C (temperatura média).
  2. Unte com manteiga uma assadeira de 22 cm x 28 cm. Polvilhe com farinha de trigo, chacoalhe bem para cobrir o fundo e as laterais e bata na pia para tirar o excesso.
  3. Descasque e corte as maçãs ao meio. Descarte o miolo com as sementes e corte cada metade em fatias finas. Transfira para uma tigela, acrescente as uvas-passas, regue com o caldo de limão e polvilhe com a canela. Misture bem e reserve.
  4. Numa panela, coloque a manteiga, o açúcar mascavo e leve ao fogo baixo. Mexa de vez em quando até derreter. Desligue o fogo e deixe amornar enquanto separa os outros ingredientes.
  5. Numa tigela, misture a farinha integral com a aveia e o sal. Acrescente a manteiga e açúcar derretidos aos poucos, mexendo com a espátula para incorporar até formar uma farofa úmida.
  6. Transfira metade da massa para a assadeira. Com as mãos, espalhe e pressione a massa para cobrir todo o fundo da assadeira, formando uma camada uniforme. Distribua as fatias de maçã sobre a massa – não se preocupe em colocar uma ao lado da outra, as fatias podem ficar sobrepostas. Distribua o restante da massa sobre a maçã, cobrindo bem toda superfície, sem deixar espaços vazios. Aperte delicadamente com as mãos, para compactar levemente a massa –  a ideia é que ela fique firme depois de assada para ser cortada em barrinhas.
  7. Leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos, ou até começar a dourar – as bordas ficam mais crocantes e o centro ainda macio.
  8. Retire do forno e espere amornar, por cerca de 15 minutos antes de cortar – assim as barrinhas não racham ao serem cortadas. Com uma faca (ou espátula de padeiro), corte as barrinhas ainda na assadeira, em retângulos de 3 cm x 7 cm (se preferir, corte em quadrados). Deixe esfriar completamente antes de tirar da assadeira – as barrinhas terminam de firmar depois que esfriam. Sirva a seguir ou conserve num recipiente com fechamento hermético por até 5 dias.
Sugestão de
cardápio