Imagem da receita

Barrinha de chocolate com frutas secas

A chef Luciana Lobo criou estas barrinhas bem finas de chocolate, enriquecidas com o sabor e a textura de pedacinhos de nozes e frutas secas, pensando numa cena ideal para devorá-las: uma tarde preguiçosa na frente da televisão. Coisa rara...


AutorChef Luciana Lobo

Tempo de preparoAté 2h

Serve50 unidades


Ingredientes

  • 500 g de chocolate ao leite
  • 50 g de uvas-passas
  • 50 g de nozes picadas
  • 50 g de damasco picado

Modo de preparo

  1. Numa tábua, pique o chocolate ao leite. 
  2. Transfira o chocolate picado para uma tigela refratária grande e leve ao microondas para derreter. Se preferir, derreta o chocolate em banho-maria, mexendo sempre. Para fazer o banho-maria, leve uma panelinha com um pouco de água ao fogo médio. Quando ferver, desligue e encaixe a tigela refratária com chocolate. A água não deve encostar no fundo da tigela, pois o calor do vapor é suficiente para derreter o chocolate. Assim que derreter, retire a tigela da panela, com cuidado para não se queimar. É muito importante não deixar o vapor entrar em contato com o chocolate, pois a água faz com que ele perca o brilho. Por isso, a tigela deve ser maior do que a panela com a água. 
  3. Numa superfície limpa de trabalho, de preferência uma mesa ou tábua de mármore, despeje ⅔ do chocolate derretido. Com uma espátula de confeiteiro, mexa o chocolate no sentido das bordas para o centro, para que esfrie um pouco, mas sem deixar endurecer. Se estiver usando um termômetro, pare de mexer o chocolate quando ele atingir 28ºC. Ou seja, ele deve estar líquido, mas frio. 
  4. Com a mesma espátula, volte o chocolate manipulado à tigela com o ⅓ de chocolate derretido e misture bem. A temperatura final do chocolate deve aumentar para 30ºC. Na cozinha profissional, para que as temperaturas sejam precisas, o termômetro digital é sempre utilizado. Em casa, sem o termômetro, o truque é trabalhar com o chocolate frio, porém fluido. 
  5. Numa fôrma própria para fazer barrinhas de chocolate, despeje o chocolate derretido, preenchendo todas as cavidades. Bata a fôrma na superfície de trabalho para não deixar que se formem bolhas de ar. 
  6. Rapidamente, antes que o chocolate seque, sobre cada barrinha coloque um pedaço de nozes, um de damasco e uma uva-passa. Com as mãos, pressione levemente para que elas grudem no chocolate. 
  7. Deixe secar por 20 minutos e desenforme.
Sugestão de
cardápio