Imagem da receita

Batata Hasselback

Esta receita de origem sueca leva o nome do restaurante onde foi servida pela primeira vez. Com formato escultural faz bonito! E lembra o quê? Bom, no #EstúdioPanelinha a gente chama de batata sanfona.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 2h

ServeAté 6 porções


Ingredientes

  • 6 batatas
  • 50 g de manteiga
  • ramos de alecrim a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta). Coloque a manteiga numa tigela de vidro e leve para rodar no micro-ondas por cerca de 30 segundos, até derreter. 
  2. Com uma escovinha para legumes, lave bem a casca das batatas sob água corrente. Apoie uma batata na tábua e corte fatias finas, sem chegar até o fim. Repita com as batatas restantes. 
  3. Transfira as batatas para uma assadeira (lado fatiado voltado para cima). Pincele com manteiga derretida e tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. 
  4. Leve ao forno e deixe assar por cerca de 30 minutos, até as fatias se abrirem. Retire do forno para temperar com sal entre as fatias de cada batata e encaixe algumas folhas de alecrim. Pincele com manteiga novamente e volte a assadeira ao forno, para assar por mais 20 minutos, ou até dourar - algumas batatas demoram mais tempo para dourar que outras. Sirva a seguir como acompanhamento.

 

Veja este e mais preparos com batata