Imagem da receita

Batata bolinha ao murro com alecrim

Esse acompanhamento faz a linha fácil e charmoso. Com essas batatas, qualquer bifinho vira especial do dia. A batata bolinha cozida, amassada e assada com ervas, fica crocante por fora, macia por dentro e toda perfumada.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 1h

Serve2 porções


Ingredientes

  • 400 g de batatas bolinha (16 unidades)
  • 2 ramos de alecrim
  • azeite a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta).
  2. Com uma escovinha para legumes, lave bem a casca das batatas sob água corrente. Transfira para uma panela, cubra com água e leve ao fogo alto. Assim que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos – as batatas devem estar cozidas mas ainda firmes. Espete com um garfo para verificar o ponto.
  3. Escorra bem as batatas. Abra um pano de prato limpo sobre a tábua. Coloque quantas batatas couberem sobre o pano, uma ao lado da outra. Dobre o pano sobre as batatas e dê um leve murro para achatar cada uma – a ideia é que a casca rompa um pouco. Mas cuidado: não use muita força, não é para esmigalhar as batatinhas.
  4. Unte com azeite uma assadeira média. Transfira as batatas para a assadeira e tempere com sal e pimenta a gosto – o sal moído na hora, além de temperar, dá uma textura crocante para a receita (se preferir utilize sal refinado). Debulhe o ramo de alecrim sobre as batatas e regue com 2 colheres (sopa) de azeite.
  5. Leve ao forno para assar por cerca de 20 minutos, até ficarem douradas por fora e macias no centro – na metade do tempo, vire com uma espátula para dourar por igual. Sirva a seguir.