Imagem da receita

Batata-doce palha assada

Tem como fazer batata-palha em casa? Sim! No forno? Sim! Com batata-doce? Sim! Ela fica bem crocante e combina com estrogonofe, ceviche, sanduíche, no lugar do crouton sobre a salada ou sopa, ou como petisco do happy-hour.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 1h

Serve4 porções


Ingredientes

  • 2 batatas-doces
  • azeite a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a  200 ºC (temperatura média). Unte uma assadeira grande com azeite.
  2. Lave, descasque e passe as batatas-doces pela parte grossa do ralador. Seque com um pano de prato limpo e transfira para uma tigela. Junte ¼ de xícara (chá) de azeite, tempere com sal, pimenta e misture bem com as mãos para envolver todas as tirinhas.
  3. Transfira a batata para a assadeira e espalhe bem sobre o fundo, formando uma camada uniforme – elas assam melhor e correm menos risco de queimar.
  4. Leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos, até dourar e ficar crocante. Atenção: ao assar, as batatas raladas vão grudar umas nas outras, formando placas, e as bordas começam a dourar mais do que o centro. Na metade do tempo, vire as placas com uma espátula redistribuindo as batatas na assadeira – coloque a parte mais dourada para o centro e as partes mais branquinhas para as bordas. Fique de olho e repita a operação quantas vezes necessário para que as batatas fiquem bem crocantes de maneira uniforme.
  5. Retire do forno e deixe esfriar antes de servir – a batata palha fica mais crocante depois que esfria. Quebre as placas para formar pedaços rústicos, ou bem pequenos, como uma farofinha. Sirva a seguir.
Sugestão de
cardápio