Imagem da receita

Batata gratinada

Um clássico dos almoços na casa da Maguy, amiga querida e cozinheira francesa de mão cheia, essa batata é simples de fazer - e o resultado é impressionante! Apesar de não ser uma preparação para toda hora, esse prato é acompanhamento ideal para carnes vermelhas em dias frios. Nem que seja uma única vez, vale a pena experimentar!


AutorMaguy Etlin

Tempo de preparoAté 1h

ServeAté 6 porções


Ingredientes

  • 1 kg de batatas
  • 50 g de manteiga em temperatura ambiente
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 1 dente de alho descascado
  • 1 pitada de noz-moscada ralada na hora
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto e moída na hora
  • 1 ½ xícara (chá) de creme de leite fresco

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 220ºC (temperatura alta). 
  2. Numa panela, junte o leite, o dente de alho, tempere bem com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada. Leve ao fogo alto por 5 minutos ou até ferver. Desligue. 
  3. Espalhe toda a manteiga num recipiente refratário grande. 
  4. Lave, seque e descasque as batatas. Corte cada uma delas em fatias bem finas com uma faca ou passe no mandolim. Disponha as fatias no refratário untado, de preferência, numa camada só, cobrindo todo o fundo, formando escamas. 
  5. Aqueça novamente o leite, descarte o dente de alho e despeje sobre as batatas. Cubra o refratário com papel-alumínio e leve ao forno preaquecido por 30 minutos, até que o leite tenha sido absorvido. 
  6. Numa panelinha, aqueça o creme de leite, sem deixar ferver. Retire as batatas do forno e regue com o creme quente. Sem o papel-alumínio, leve novamente ao forno para gratinar por 20 minutos ou até que as batatas estejam bem douradas. Deixe o gratinado descansar por alguns minutos e sirva a seguir.
Sugestão de
cardápio