Imagem da receita

Batata rosti com salada de agrião

A batata rosti é crocante por fora e cremosa por dentro. Nesta versão, ela ainda leva queijo meia cura e agrião como acompanhamento. Impossível resistir… E o melhor: não precisa! É comida de verdade.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 2 porções


Ingredientes

  • 3 batatas
  • 1 xícara (chá) de queijo meia-cura ralado grosso (cerca de 70 g)
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • salada de agrião para servir

Modo de preparo

  1. Lave, descasque e passe as batatas pela parte grossa do ralador. 
  2. Na pia, abra um pano de prato limpo e coloque as batatas raladas no centro. Forme uma trouxinha e torça bem para extrair a água das batatas. 
  3. Transfira a batata para uma tigela e tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. 
  4. Leve ao fogo baixo uma frigideira pequena antiaderente de cerca de 20 cm de diâmetro. Quando aquecer, regue com o azeite e gire a frigideira para untar todo o fundo e laterais. 
  5. Mantenha a frigideira em fogo baixo e espalhe metade das batatas raladas, até cobrir todo o fundo. Pressione com uma espátula para nivelar e formar uma camada uniforme. 
  6. Polvilhe com o queijo ralado, deixando cerca de 1 cm de borda livre para evitar que o recheio grude nas laterais. Cubra com o restante das batatas raladas e, com a espátula, pressione para nivelar e selar as laterais. Deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 12 minutos, até dourar a base da rosti. 
  7. Para dourar o outro lado: retire a frigideira do fogo e, com uma espátula de silicone, solte as laterais e o fundo da batata rosti; deslize a rosti para um prato raso; cubra com a frigideira, segure o prato e vire de uma só vez. Se preferir, vire a batata em outro prato, como se fosse bolo, e deslize para a frigideira, com o lado dourado para cima. 
  8. Volte a frigideira ao fogo baixo, deixe o outro lado cozinhar por mais 12 minutos. Desligue o fogo e solte novamente as laterais com a espátula de silicone. Transfira para um prato e sirva a seguir com salada de agrião.

 

Veja este e mais preparos com batata

Sugestão de
cardápio